Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Defesa do consumidor quer ser ouvida em processo sobre erro na conta de luz

Defesa do consumidor quer ser ouvida em processo sobre erro na conta de luz

SÃO PAULO - Entidades de defesa do consumidor, como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a Fundação Procon-SP e a Proteste – Associação de Consumidores, entrarão com pedido para serem ouvidas como partes interessadas no processo que discute o ressarcimento dos consumidores no caso do erro na conta de luz.

Na última quinta-feira (2), as entidades, que fazem parte da Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, participaram de uma reunião no Ministério da Fazenda, convocada em resposta a uma carta enviada pela Frente solicitando encontros com a Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No mesmo dia, o grupo já havia conversado com o superintendente da Sefid (Secretaria de Fiscalização de Desestatização) do TCU (Tribunal de Contas da União), Maurício Wanderley, cuja área é a responsável por acompanhar o tema.

Erro

Devido a um erro na metodologia de cálculo para o reajuste das tarifas de energia elétrica, calcula-se que R$ 7 bilhões foram cobrados indevidamente nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros entre 2002 e 2009.

O erro foi reconhecido pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Tarifas de Energia Elétrica e até pela própria Aneel, que alterou sua metodologia em 2009. Contudo, a Agência não viabilizou a devolução ou compensação dos valores aos consumidores.

 

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço