Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Designer britânica cria roupa “tecida” por bactérias

Fonte:|revistagalileu.globo.com|

A receita leva porções de fermento, bactérias e chá verde doce

por Redação Galileu

Suzanne Lee usou as bactérias que causam a fermentação do chá verde para criar tecidos aparentemente “do nada”. A pesquisadora da School of Fashion & Textiles da Central Saint Martins, em Londres, criou a receita do tecido com levedura, um pouco de bactéria e chá verde adocicado.

Suzanne Lee
BioCulture de Suzanne Lee

As fibras do tecido começaram a brotar da mistura de micróbios e propagaram-se. Até que, no final, transformavam-se em finas e úmidas folhas de celulose bacteriana, ideais para serem moldadas no formato de roupas. O experimento e - obra de arte - ganhou o nome de BioCouture.

Suzanne Lee
Material de cultura na banheira no primeiro dia (esq.); folha de celulose retirada da banheira depois de 2 semanas (dir.)

Quando as folhas de celulose secaram, as partes sobrepostas da roupa ficaram grudadas formando as “costuras”. Depois de totalmente seca, a peça ficou com aspecto de papiro e poderia ser branqueada ou tingida com extratos vegetais.

A roupa de bactéria está exposta no Museu de Ciência de Londres e faz parte da mostra Trash Fashion: Designing Out Wast, algo como Moda Trash: Design Feito de Lixo.

Exibições: 149

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço