Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Designer lança projeto on-line de moda para promoção do comércio local do Porto

23 de Agosto de 2013


PORTO – A plataforma chama-se "Baixa Online" e está disponível na Internet, desde maio, com o objetivo de dinamizar o comércio da Baixa e Zona Histórica da cidade do Porto com a venda de produtos e divulgação de estabelecimentos comerciais.

Para já, o "Baixa Online" – presente no domínio www.baixa-online.com – está em fase "piloto", conforme descreveu à Agência Lusa a sua principal promotora, Régia Machado, e tem por base a cidade do Porto, podendo, mais tarde, vir a estender-se a outras localidades.

O mercado principal é a moda. O objetivo da plataforma divide-se por dois canais: "Colocar acessível na Internet o catálogo e informação das lojas que se associem ao projeto e promover a venda de produtos de forma fácil e simples", explicou a designer gráfica, formada na Escola Superior de Artes e Design, tendo enveredado pela área da moda, vestuário e marca.

Apesar de o projeto, que esteve "em estado de maturação" durante algum tempo, só ter arrancado em maio deste ano, Régia Machado garantiu à Lusa que já "existem vendas efetivas tanto em território nacional como internacional". Antes, em abril, o "Baixa Online" já tinha estabelecido uma parceria com a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto.

Para já, foram nove as lojas portuenses que aderiram a esta plataforma com marcas dedicadas a acessórios e vestuário para mulher, homem e criança. Apesar do otimismo face ao projeto, a responsável confessa que tem vindo a encontrar em alguns comerciantes "a desconfiança natural perante um projeto novo". "Andámos a desbravar terreno. Abordámos as lojas e explicámos o nosso conceito. E notámos a desconfiança dos lojistas, sobretudo dos mais velhos e tradicionais, para coisas novas e não palpáveis, como é o mundo digital. Alguns nem site na Internet têm. Mas a adesão tem sido boa e crescente, porque é uma ferramenta que faz falta para ajudar a promover o comércio local", disse Régia Machado, acrescentando que a ideia de criar o "Baixa Online" surgiu exatamente quando "passeava pelas ruas do Porto" ou quando procurava moradas ou informação e não encontrava dados na Internet.

Além deste serviço de compra e divulgação de produtos, que inclui promoções e passatempos, o "Baixa Online" conta com uma novidade, um serviço de consultadoria de moda, prestado pela psicóloga, Helena Martins, que se associou a este projeto há poucas semanas.

E Régia Machado garante que esta plataforma não tem por objetivo "substituir a venda", mas sim "acrescentar valor" ao ato de comprar e investir no comércio local, até porque, contou, "muitas vezes as pessoas que visitam a plataforma só o fazem para ver o catálogo, preferindo dirigir-se às lojas para a compra final", porque o importante é "multiplicar visitantes do site em compradores de artigos do Porto e no Porto", gerando "mais economia".

Os conteúdos da plataforma estão disponíveis em português e em inglês. O "Baixa Online", de acordo com a responsável do projeto, foi visitado por mais de dez mil pessoas desde maio.
Ato
Copyright © 2013 Agência LUSA. All rights reserved

Exibições: 124

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Dayse Levy em 29 agosto 2013 às 12:41

 Muito bom.

 Estamos a 20 anos nesta região na Rua Sacadura Cabral  e somos uma Empresa de Uniformes Profissionais.

 Apoio a divulgação.

Parabéns

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço