Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Detentas fazem curso de costura e participam de desfile em cidade do RS

Projeto de inclusão social ocorreu em Santa Maria, no Centro do estado.
Presas foram convidadas a trabalhar para fábrica de roupas.

Presas de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, estão trabalhando para uma fábrica de roupas da cidade após fazerem um curso de costura e modelagem. Algumas das detentas participaram até de um desfile de moda para mostrar as peças produzidas pelo grupo.

Oito condenadas por tráfico de drogas que cumprem pena no Presídio Regional de Santa Maria confeccionaram as peças, fruto de um curso oferecido pelo Senai por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "A gente está aqui, privada da liberdade, mas a gente tem sonhos. A gente sonha em melhorar de vida, não seguir aquela vida errada da gente”, desabafa Maria Cristina da Silva Pinto, que deve ir para o regime semiaberto em outubro.

Cinco meses após o início das aulas, o próprio ateliê de costura virou passarela. Entre as três modelos, estavam duas detentas. Nas manequins, foram empregadas roupas tradicionais e vestidos de festa, que revelaram a beleza do bordado à mão.  "Nosso papel aqui é o tratamento penal, produzir nelas o conhecimento, essa autoestima, para que lá fora elas se apoderem disso e sigam o rumo do trabalho lícito”, detalha a psicóloga da Susepe Renata de Marco Domingues.

A partir da realização dos cursos, surgiu um convênio com uma fábrica de roupas de Santa Maria. As detentas se tornaram funcionárias da empresa: produzem as peças que são vendidas na loja e recebem salário para isso.

"São oportunidades que surgem que vem a suprir uma necessidade do mercado que é a formação de mão de obra, mas mais importante é uma oportunização de reintegração do pessoal que pode ser recolocado no mercado", afirma o empresário Júnior Ruviaro.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/03/detentas-f...

Exibições: 145

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 31 março 2014 às 10:37

"AS BOLSAS DA VIDA", ESTÃO AI PARA "DIMINUIR AS DESIGUALDADES" O QUE É UTÓPICO, E, PRODUZIR MEIOS REAIS DE AUMENTOS COM: VÍCIOS, CRIMES DIVERSOS E PROLIFERAÇÃO DOS VAGABUNDOS, CHACES PARA QUE POLÍTICOS SEJAM CHADOS DE HEROIS.

DEVEMOS POIS APLAUDIR AS BOAS IDÉIAS, QUE NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES NÃO DEPENDME DO GOVERNO, COISAS AFINS.

Comentário de Claudio de Almeida Lima em 31 março 2014 às 8:55

Aí vem a turma da ABVTEX (Disney, p.ex.) e constata o trabalho das detentas. Pronto !!! Tá feita a caca !!!

O empresário passa a ser um desqualificado, escravocrata, isso e aquilo... Todo mundo fala da criminalidade mas esquecem que "proibiram" dos menores trabalharem e, por apologia ao chamado social, com a "infância", eles deveriam somente "estudar e brincar". Qual é o resultado colhido? Não estudam, não trabalham, tornam-se indolentes e sem perspectivas de futur, não sabem adquirir responsabilidade sobre os atos, oneram os pais, que já passam por dificuldades que têm que carregar o fardo de sustentar uns marmanjos, que não fazem nada. Bem... acabam fazendo, i.é., vão usar drogas, aprender a fazer os mal-feitos cada vez mais divulgados em toda mídia... Isso sem contar que  não contribuem EM NADA com a Previdência Social, jogando nos ombros dos trabalhadores, que já contribuíram por uma vida inteira, a culpa do rombo da Previdência. Desculpas não faltam a esse povo que "acha que sabe" o que está fazendo ao administrar nosso País. Se não corrigir o rumo, o rumo é o do caos !

Comentário de Romildo de Paula Leite em 26 março 2014 às 11:36

Amigo Petrúcio ,  os gestores do serviço público não tem qualquer iniciativa para melhorar a qualidade dos serviços. A maioria são apadrinhados de políticos.

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 26 março 2014 às 10:02

Caro Romildo Leite,

Ai está algo muito bom. Precisa ser copiado por outros lugares.

assim é possível minorar dores e tristezas de um povo, que paga valores altíssimos para manter um preso encarcerado.  é bom lembrar, que pagamos para  que parte dos presos programem, projetem e executem assaltos e mortes dos cidadãos que custeiam suas vidas. esses projetistas executores, então encarcerado e cada  dia aperfeiçoam seus poderes maléficos, e as AUTORIDADES DESTE PAIS NADA FAZEM ALÉM DO TRIVIAL. 

REPITO, esta é uma iniciativa nota 10.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço