Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Num país continental como é o Brasil, é preciso observar as características e as culturais regionais que somam na evolução da moda. Assim cada região contribui na contrução da imagem plural da moda brasileira.

post_dfb_data-credito-da-foto-nicolas-gondim-640x640Foto divulgação de Nicolas Gondim

foto_1_vista_geral_credito_davi_magalhaes-640x427-640x427

Foto divulgação de Davi Magalhães

A partir do conceito “Viva Essa Festa”, o evento que celebra 18 anos de trajetória e acompanha o momento de profundas transformações pelo qual a indústria da moda tem passado, anuncia uma série de mudanças estruturais. E a mais importante delas é a nova nomenclatura do DFB que passa a definir-se como “Festival”, assumindo uma vocação multidisciplinar abraçada na última década.  A moda, agora soma-se com a ações e integra uma ciranda e faz girar uma programação que abrange diversos aspectos da cultura, gastronomia e formação.

creditos-davi-magalhaes-640x427Foto divulgação Davi Magalhães

O evento DFB - Festival 2017 acontecerá de 24 a 27 de Maio próximo, ocupando, pelo terceiro ano consecutivo, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza.

claudio-silveira-e-helena-silveira-credito-da-foto-davi-magalhaes-640x427Claudio  e Helena Silveira - foto divulgação Davi Magalhães

Para festejar este marco, o realizador do DFB Festival 2017, Cláudio Silveira, celebrará a própria região Nordeste como usina criativa e multicultural, símbolo máximo de resistência e superação do próprio trade. “A indústria da moda brasileira deve muito à tradição têxtil nordestina. Mesmo com tantas adversidades, a criatividade mantém-se como base das nossas confecções, que investem cada vez mais em ações inovadoras e consistentes, como o próprio DFB”, explica Cláudio.

A reverência ao Nordeste ganha força com uma decisão inédita: pela primeira vez, o casting de modelos do DFB será de origem 100% nordestina, incluindo as principais top models brasileiras e internacionais nascidas na Região, que virão ao Ceará exclusivamente para o evento.

foto_6_david_lee-426x640foto_9_-mark_greiner-426x640

Desfile de David Lee  primeira foto   e Mark Greiner - Fotos divulgação

Com line-up oficial reunindo grandes criadores autorais, novos designers e faculdades de todo o Brasil, o DFB Festival 2017 resgata a tradição de nomear as salas de desfiles com títulos que remetem à primeira década do evento.

A Sala do Fogo, com capacidade para 800 convidados, apresentará coleções dos grandes nomes da moda autoral do Nordeste.

A Sala do Barro, também para 800 convidados, faz referência direta à riqueza do artesanato brasileiro e deve receber os desfiles com foco em tipologias e saberes do artesanato.

foto_11_babado_coletivo_box-426x640O terceiro e novo espaço de desfiles, com capacidade para 600 convidados, é a Sala das Marés, que apresenta a programação mais alternativa do Festival, composta pelos desfiles do reality show Comunidade: Moda (Record TV); o Projeto Tramas&Sonhos (criado por artesãs do Litoral Oeste do Ceará, com destaque para a região de Jericoacoara); e os desfiles do Concurso dos Novos, que apresentarão coleções cápsulas de oito instituições de ensino superior e técnico do Ceará, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

foto_12_dragao_pensando_moda_-640x4251No piso superior do Terminal Marítimo, o Pavilhão do Conhecimento, integrará a moda à programação de palestras e mesas redondas do Dragão Pensando Moda, coparceria com o Senac/Ce, que promove a troca de cultura e saberes a partir de workshops e talkshows, apresenta programação especial com um dos maiores nomes da moda nacional: Alexandre Herchcovitch. O consagrado estilista brasileiro inicia seu Talk Show no dia 24 de maio na sequência de conversas do simpósio “Mercado Futuro”. Pela primeira vez no DFB, Herchcovitch fala da sua experiência à frente da À La Garçonne, antiquário e agora fashion brand, cuja expertise é o trabalho de upcycling, tema do DPM nesta edição.

Pela primeira vez, o DFB Festival 2017 recebe o Concurso Ceará Moda Contemporânea, correalizado com o Sinditêxtil, com prêmios em dinheiro para as categorias Design, Modelagem e Costura.  Assim o DFB torna-se o único evento do mundo a sediar três concursos de moda para novos talentos, entre amadores, estudantes e autodidatas.

Os percursos do DFB através da América Latina, iniciados em 2016 com a homenagem temática à Colômbia, agora fazem escala no Peru, produtor do melhor algodão do planeta - insumo que é uma das bases da economia do país. A exposição “Alma Peruana” reunirá imagens e números que ilustram a força econômica e cultural dessa nação.

Saindo da esfera da moda, o Peru inspira parte da programação gastronômica do Festival, que terá pratos típicos recriados pelos mais célebres chefs do Ceará e disponibilizados a preços acessíveis, em formato de comida de rua.

Ao todo, o DFB Festival 2017 reunirá 10 restaurantes, bares e bistrôs, além de 10 foodtrucks. O objetivo é garantir energia para a maratona de 7 grandes shows com artistas locais, com sets de abertura comandados por DJs convidados.

foto_2_vista_geral_credito_davi_magalhaes-640x427-640x427Para quem deseja consumir moda, o Boulevard Kza do Dragão é uma feira de 1.200m², reunindo 64 expositores, entre estilistas, designers de produto, microempreendedores e até carrinhos com típicas comidas de rua cearense, do quebra-queixo à chegadinha.

Para mover a máquina do DFB Festival 2017, o evento gera 540 empregos diretos, traz ao Ceará mais de 100 profissionais das imprensas nacional e internacional, e reúne todas as 10 faculdades e cursos técnicos de moda e design do Estado, que participam com seus alunos em atividades de backstage e receptivo.

Da redação World Fashion

http://worldfashion.com.br/wfdaily/category/economia-criativa/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 104

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço