Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça a diferença entre gripe e resfriado e os cuidados que devemos tomar durante as baixas temperaturas.

Durante as estações Outono/Inverno, as instituições de saúde costumam registrar um expressivo aumento na incidência de casos de gripe ou resfriado. Porém, a maior parte da população não conhece a diferença clínica entre essas doenças, o que pode ocasionar complicações em seu processo de evolução se o diagnóstico não for correto. Para tirar dúvidas sobre diagnóstico, prevenção e tratamentos mais adequados, o Dr. Roberto Rodrigues, pneumologista do Delboni Medicina Diagnóstica e a médica responsável pelos laboratórios Cedic e Cedilab, localizados em Mato Grosso, Dra. Natasha Slhessarenko, comentam o assunto.

“O resfriado e a gripe são doenças autolimitadas, que significa que evoluirão para a cura mesmo sem uso de medicação, na maioria dos pacientes. Porém é preciso de um acompanhamento dos casos diagnosticados para que não haja o desencadeamento de outros sintomas e doenças como pneumonia, sinusite e otite.”, diz Dr. Roberto.

Os principais fatores para o desenvolvimento da gripe e do resfriado são comuns e estão atrelados, em sua maioria, com as baixas temperaturas desta época do ano.

Por conta disso devemos tomar cuidado com o próprio frio – um irritante natural das vias aéreas, com a redução da umidade relativa do ar e com as inversões térmicas – responsável pelo maior acúmulo de poluentes na atmosfera e ficar atentos com os sintomas que apresentamos.
Gripe

A gripe é uma doença altamente contagiosa que ataca as vias respiratórias como nariz, garganta e pulmões e é causada pelo vírus Influenza, que pode ser transmitido pelo ar por meio de gotículas de saliva. Para a prevenção da gripe, existem vacinas que são aplicadas anualmente, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. É possível preveni-la também melhorando as defesas do corpo, como evitando o tabagismo e mantendo uma boa alimentação.

Conforme Dra. Natasha, se contraída, para o seu tratamento existem antivirais específicos, além dos medicamentos para aliviar seus sintomas. Durante seu processo, pode evoluir para sinusite e pneumonia. Os principais sintomas são: febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse.
Resfriado

É uma infecção mais leve do que a da gripe e atinge as vias aéreas superiores como nariz e garganta. Não existe remédio para curá-la e nem vacinas para prevenção, assegura Dra. Natasha. Se não houver complicações, tende a evoluir bem em poucos dias. Os principais sintomas são: coriza, espirros e febre baixa. O tratamento é feito com repouso, bastante ingestão de líquido e boa alimentação. Se necessário, podem ser administrados analgésicos, anti-térmicos e vitaminas, mas só depois de consulta médica.

Fonte:|bagarai.com.br|

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço