"Diplomacia companheira": Lula em 2004 com Ali Bongo Ondimba, presidente de um dos países caloteiros, o Gabão (no centro da foto, o intérprete). Ondimba está há 15 anos no poder e é filho de Omar Bongo, que governou o Gabão por 42 anos (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
BRASIL AJUDA CLEPTOCRACIA AFRICANA
Ao chegar ao poder em 2003, o lulopetismo teve a sensatez de manter linhas gerais da política econômica da Era Fernando Henrique Cardoso, pelo menos durante a maior parte do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Mas, em contrapartida, cedeu à sua base ideológica a política externa.
A chamada “diplomacia companheira”, inspirada no terceiro-mundismo do pós-guerra, significou — e significa — sério recuo numa política externa que já foi considerada das mais profissionais e coerentes.
Um dos resultados desta mudança foi mostrado nas edições de domingo e ontem do GLOBO: depois de se aproximar de algumas das mais obscuras ditaduras do planeta, o Brasil, no governo Dilma, tem anistiado dívidas de conhecidas cleptocracias africanas.
Na prática, cessão de dinheiro do contribuinte brasileiro para o patrimônio de déspotas, donos, no sentido literal da palavra, de países em que o povo sobrevive na miséria enquanto seus ditadores ostentam poder e riqueza em Paris, Mônaco e outras cidades preferidas do “jet-set” internacional.
Congo-Brazzaville, Sudão, Gabão e Guiné Equatorial respondem, somados, pela maior parte de uma dívida de 1,9 bilhão de reais com o Brasil, proveniente da compra de mercadorias e serviços não pagos por uma dúzia de países africanos. Dilma tem conseguido que o Congresso perdoe cerca de 80% deste débito.
Alega-se que isto manterá mercados com portas abertas a exportadores e empreiteiras nacionais.
Balela, pois quem aceita um calote receberá vários outros.
Por trás de tudo existe uma geleia geral ideológica curtida nos ares de um pensamento das décadas de 60 e 70 — pulverizado pelo avanço da globalização —, pelo qual o mundo estaria dividido entre os hemisférios Norte (rico) e Sul (pobre).
A diplomacia companheira entrou na máquina do tempo e levou o Itamaraty a fazer a opção por liderar o “bloco” dos pobres, contra o “imperialismo” do Norte.
Uma tragédia para os próprios interesses nacionais concretos, muitos deles expressos na projeção comercial do país no mundo.
Deriva deste terceiro-mundismo fora de moda que o país, atolado num Mercosul encharcado de ideologia populista, fechado a novos e amplos acordos com grandes mercados, volta depois de muito tempo a acumular déficits na balança comercial e mantém uma participação irrisória, pouco mais de 1%, no total das transações mundiais.
Senadores da oposição e independentes conseguiram adiar a votação do pedido de perdão de dívidas para a Tanzânia, Costa do Marfim e República Democrática do Congo.
Agem tardiamente. Deveriam ter demonstrado o mesmo zelo com os cleptocratas da primeira rodada de benemerências a ditadores com dinheiro do Tesouro Nacional.
Editorial do jornal O Globo
Comentar
ROMILDO COMPANHEIRO,
QUANDO DIGO COMPANHEIRO, NÃO SOU DA TURMA DO LULINHA. NÃO MESMO!!!!
CONCORDO, COM TUAS EXPLICATIVAS, PORÉM, É UMA TRAMA MUITO BEM ARQUITETADA.
Caro Petrúcio, Lulinha Paz e Amor e Dona Dilma , acham bom fazerem caridades para os ditadores da Áfrca com nossos impostos com se aqui vivessemos as mil maravilhas.
CONHEÇO A TOALIA, E MUITAS OUTRA EMPRESAS ALI DA REGIÃO. ESTIVE TAMBEM EM RIO TINTO(DOS LUNDGREN).
DISPONHA COMPANHEIRO.
POIS É COMPANHEIRO SERGIO,
AS AGUAS CLARAS E LIMPIDAS DE TAMBAÚ TE FIZERAM MUITO BEM. CREIO QUE A AGUA DE CÔCO,
E O CARANGUEIJO DOS DOMINGOS PERMITIU QUE ABRANDASSE AS TUAS AVALIAÇÕES.
É CLARO QUE NÃO PODEMOS NUNCA ALINHARMOS OS DOIS. ATÉ POR UMA QUESTÃO DE PRINCIPIOS. O FHC, SEMPRE TRABALHOU E PODUZIU VALORES. A SUA HISTÓRIA COM O PLANO "REAL", NÃO PODEMOS JOGAR FORA.
NO ENTRETANTO, ELE AINDA NOS DEVER O MUITO QUE NÃO REALIZOU POR NOSSO POVO, DURANTE SEU GOVERNO. (TEMPO ELE TEVE).
ALI PELOS PAISES DA AFRICA O CIRCO ESTÁ ARMADO.
VAMOS AGUARDAR.
OI PETRUCIO,
EM PRIMEIRO LUGAR, É ÓTIMO SABER DOS VENTOS QUE SOPRAM LÁ DO NORDESTE DO BRASIL. TE DIGO QUE COMECEI A MINHA VIDA PROFISSIONAL, DEPOIS DO CETIQT, ´POR AÍ.... EM JOÃO PESSOA, NA TOALIA S/A. E TENHO SAUDADES DESSA TERRA DE GENTE BOA.
EM SEGUNDO LUGAR, QUERO LHE DIZER QUE TA TUDO CERTO MAS CÁ PRA NÓS, NÃO DÁ PRA BOTAR CADEIRA PRO LULA DO LADO DO FHC NA ABL....ESTOU CERTO ????
QUE O LULA SE ARRANGE MESMO LÁ PELO GABÃO OPU PELO CONGO......NADA CONTRA O GABÃO E CONTRA O CONGO......TUDO A FAVOR DO LULA LÁ PELOS LADOS DO IDI AMIN DADÁ.....LEMBRA-SE DELE ???
ABRAÇOS
CARO SERGIO COELHO,
CONSIDERANDO FHC E LULA LÁ, "OXENTE BICHINHO", SÃO FARINHA DOS MESMO SACO.
ESSE APARTE É PARA CONFIRMAR QUE O ESPELHO EXISTE.
COMO DIZ FRAJOLA: EXISTE SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OS BOLSISTAS ISTITUCIONAIS, FAZEM PARTE DESSAS PALATRAS QUE PRODUZEM A LAVAGEM CEREBRAL NOS INCAUTOS AFRICANOS.
FOI ASSIM TAMBÉM CONOSCO. (EU DISSE CONOSCO, E, NÃO "COM A GENTE". SENÃO IRIA FICAR UMA COCAFONIA, O QUE É INCRIVELMENTE ESCABROSO, POIS, NINGUÉM VAI ENTENDER.
ESSA TURMA DO LULA, NEM SABE MAIS QUE NA LINGUA PORTUGUESA EXISTE O "PRONOME PESSOAL", COMO FORMA DE VIDA E DE LIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DA ORAÇÃO.
CONCLUSÃO: O ANALFABETISMO E A FRAUDE, TENDEM, PARA O LADO QUE OFERECE MENOS RESISTÊNCIA.
DÁ SAUDADES SIM.
SÓ QUEM VIVEU NAQUELA ÉPOCA, O SABE FAZER PARÂMETROS PRECISOS.
O FATO É QUE O LULA, POR AQUI, PROVIDENCIANDO A PRODUÇÃO DE UM LIVRO PARA AO SE TORNAR ESCRITOR ASSUMIR UMA CADEIRA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ( O FHC FOI.....EU VOU TAMBEM)...
LÁ NA ÁFRICA ELE ESTA OCUPADÍSSIMO FAZENDO PALESTRAS SOBRE O "BOLSA FAMILIA" PARA ESSES DITADORES E IDI AMIM DADAS DA VIDA QUE TEM VIDAS NABABESCAS EM PARIS, MONACO OU OUTROS PARECIDOS, AS CUSTAS DE PARTE DO NOSSO DINHEIRO. PARTE PORQUE A OUTRA PARTE RETORNA COMO PAGAMENTO DAS ALTAMENTE PRODUTIVAS PALESTRAS DO LULA.....
DÁ OU NÃO DÁ SAUDADE DOS MILITARES ?????
O CIDADÃO JÁ ESTÁ IMPLANTANDO A MAIS APURADA TÉCNICA DE BURLAR, DETONAR O ALHEIO E DE SUBJUGAR O MENOS FAVORECIDOS.
CREMOS QUE ALI ELE IMPLANTARÁ TAMBÉM, O PRINCIPIO FUNDAMENTAL DO USO DO CABRESTO, QUE SÃO QUALIFICADO POR "BOLSISTAS".
o incrível acontece!
o ceará que Já sabia fazer e vende jabar com farinha (rapadura e farinha de manadioca), e isto foi
"sustança" para muitos nordestinos, e eles dizem com muita honra.
hoje precisamente em ITAPIPOCA, 160 KMS aproximados de Fortaleza, esles estão exportando a melhor e mais perfeita forma de dar trambiques(VEJAM QUE ELES NÃO PASSARAM POR BRASILIA).
Com toda esta tecnoclogia, porque o estadado mais evoluido onde os pobre e inocentes HOLANDESES SE ISNTALARAM, COM TODA SAPICIENCIA, NÃO SAIRIA DALI "EXPERT'S" PRODUZIDOS NO SEMI-ÁRIDO OU SEJA NA REGIÃO DE GARANHUNS.
claro, que nossos irmãozinhos africanos se deleitarão as novas técnicas e tática, que o mais famoso cidadão de garanhuns está ali IMPANTANDO.
ESTA NOTÍCIA É SOBRETUDO ALVISSAREIRA.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI