Oferecendo no momento dois cursos na área de engenharia (Têxtil e Química) e outros dois (Civil e Elétrica) em fase de implantação, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, tem 10 docentes fazendo o primeiro curso de doutorado em engenharia Interinstitucional têxtil do Brasil. A capacitação é ministrada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) por docentes da Universidade de Minho, Portugal.
O curso, iniciado em meados de março, é resultado de uma parceria entre a UEM, a Universidade do Minho e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e conta com financiamento da Fundação Araucária, envolvendo um investimento de R$ 1,5 milhão. O programa do doutorado é voltado à formação de especialistas e investigadores na área da Engenharia de Materiais e Design Têxteis, altamente qualificados, capazes de um trabalho autônomo de investigação, desenvolvimento e inovação.
O curso, que terá duração de três anos, conta com 28 doutorandos, todos os professores da UEM e da UTFPR, das áreas de Engenharia Têxtil e Moda. Posteriormente o grupo irá para Portugal por um período de no mínimo seis meses para a realização da parte prática e elaboração da tese. “Essa é uma oportunidade de capacitar os professores numa área bastante inovadora. Eles terão a chance de desenvolver suas teses por um período de seis meses em Portugal, realizando pesquisas em laboratórios e equipamentos sofisticados, trazendo essas inovações para salas de aulas na UTFPR e para a sociedade”, avalia Aloysio Gomes de Souza Filho, diretor do campus Apucarana da UTFPR, que está com 8 turmas do curso de engenharia têxtil.
O reitor da UTFPR Carlos Eduardo Cantarelli avalia a parceria entre as três universidades um passo considerável para o crescimento do campus de Apucarana da UTFPR, fundado há apenas 7 anos, assim como do setor têxtil em geral na região. A criação dos cursos de engenharia na UTPR Apucarana é resultado de uma mobilização da sociedade local a partir da proposta apresentada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA) no programa Agenda Parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), que visa implementar debates públicos sobre propostas das áreas tecnológicas, fortalecendo os princípios da gestão democrática e de cooperação junto aos poderes públicos e lideranças municipais, estaduais e federais.
http://tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,267556,02,06,docentes-...
Comentar
ótima notícia!!! mas será que teremos campo de trabalho?? eu qdo saí da Matarazzo, o mercado era muito bom e remunerava muito bem!!! vejo hoje que por falta de demanda, temos eng. texteis da FEI sujeitando a míseros salários, assim como técnicos têxteis e tecnólogos, lamentavelmente.
vejo tecnólogos ganhando o mesmo que funcionários de base!!!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI