Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dólar tem maior alta em 6 meses com ajuste de posições

São Paulo - O dólar registrou a maior alta diária ante o real em quase seis meses nesta quarta-feira, com investidores se desfazendo de algumas posições vendidas no mercado futuro, em meio a um cenário externo negativo.

A moeda norte-americana avançou 1,01 por cento, a 1,605 real na venda. Trata-se do maior ganho diário desde 8 de novembro do ano passado, quando a cotação subiu 1,13 por cento.

 

"O pessoal está mais reticente em derrubar o dólar desde que as medidas do governo começaram a surtir efeito", comentou Ovídio Soares, operador de câmbio da Interbolsa, referindo-se à imposição da alíquota de 6 por cento sobre as contratações de empréstimos externos com prazo de até dois anos, anunciada no início de abril.

 

Nesta tarde, o Banco Central informou que o fluxo cambial de abril foi positivo em 1,541 bilhão de dólares, bem abaixo dos 12,66 bilhões de dólares apurados em março.

 

Para Alfredo Barbutti, economista-chefe da BGC Liquidez, a alta do dólar nos últimos dias pode ser atribuída a ajustes de investidores após a moeda ter se aproximado na semana passada das mínimas em 12 anos contra o real.

 

"Para ficar vendido naquele nível de 1,57 real num ambiente de fluxo menor você precisa ter argumento. Você pode fazer isso não a um patamar de 1,57 real, mas talvez em 1,60 real", disse.

 

Dados da BM&FBovespa mostram uma forte redução nas apostas de investidores estrangeiros a favor do real. Os dados mais recentes disponíveis, na terça-feira, mostravam que os não-residentes sustentavam 15,51 bilhões de dólares em posições vendidas nos mercados de dólar futuro e cupom cambial (DDI), bem menos que os 18,71 registrados há uma semana.

 

"Por isso, podemos presenciar um período mais volátil, sem que este fato coloque efetivamente a moeda americana em tendência de alta sustentável", afirmou em relatório Sidnei Moura Nehme, economista e diretor-executivo da NGO Corretora.

 

Soares, da Interbolsa da Brasil, lembrou que o cenário externo negativo também estimulou a demanda por dólares no mercado doméstico.

 

Enquanto as operações locais se encerravam, as principais bolsas de valores dos Estados Unidos recuavam, após dados macroeconômicos no país apontarem uma desaceleração na retomada econômica em abril.

 

FONTE: 

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço