Dilma usa uma pulseira contra mau-olhado. O que será que o PMDB, a ...
![dilma-pulseira](http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2012/03/dilma-pulseira-440x293.jpg)
A presidente Dilma e a pulseira com o talismã: de quem a presidente quer se proteger? (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)
Embora criada na alta classe média de Belo Horizonte e tenha estudado em colégio de freiras, a presidente Dilma Rousseff, como se sabe, abraçou o marxismo durante um longo período de sua vida.
Na campanha eleitoral de 2010, orientada pelos marqueteiros e com as bênçãos de Lula e do comando do PT, a presidente renegou antigas posturas sobre o direito ao aborto, colocou véu na cabeça, foi à missa e rezou.
Não se sabe — até pela excelente razão de que não lhe perguntam — se a presidente tem fé religiosa.
Alguma fé no transcendental, porém, a “Dama de Ferro” do Brasil parece abrigar. Veja-se essa foto da agência de notícias Reuters, publicada na edição da semana passada de VEJA: Dilma ostenta, no pulso esquerdo, uma pulserinha da qual pende um conhecido talismã contra mau-olhado.
O mau-olhado é algo presente em praticamente todas as antigas tradições religiosas e sua origem se perde nos tempos.
O talismã, em geral feito de vidro de cores diferentes lembrando um olho, aparentemente surgiu no Oriente Médio — é usado e encontrado aos milhares, para venda, de todos os tamanhos e formatos possíveis, de Israel à Arábia Saudita, da Turquia a Omã –, espalhou-se Mediterrâneo afora e por boa parte da Ásia e, com o turismo internacional, praticamente não existe país onde alguém não possua um deles.
Onipresente na Turquia muçulmana, na região da Capadócia, aqui e ali, vendedores expõem os talismãs, ali chamados nazar boncuğu, em árvores secas, como se fossem frutas.
A presidente deve estar usando o talismã contra a fome de cargos dos partidos da “base aliada” e contra a fofocagem que volta e meia flagra contra medidas de seu governo no próprio PT.
Se bem que quem precisa mesmo de algo do gênero, atualmente, é o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI