O e-mail se tornou um importante vetor para invasores, levando os ISPs a reforçar suas defesas.
O e-mail é uma daquelas ferramentas que as pessoas dizem que um dia morrerá e será substituída por uma plataforma de comunicação melhor. E, no entanto, por ser quase universal e funcionar tão bem em várias plataformas, ainda está aqui.
Mas trabalhar entre plataformas não é o mesmo que trabalhar bem para todos o tempo todo. Tenho visto muita preocupação com o número crescente de ataques baseados em e-mail e muitas reclamações de pessoas com problemas de e-mail em geral – com muitos culpando o Outlook ou algum outro cliente por problemas recentes.
Na verdade, a causa subjacente pode ser mais direta: os ISPs estão migrando para processos de autenticação mais modernos (para evitar ataques) e alguns clientes de e-mail não conseguem lidar com as alterações. Caso em questão: a Microsoft, que está devagar mas seguramente desabilitando a autenticação básica e migrando para melhores níveis de proteção. (Se sua plataforma de e-mail ainda usa autenticação básica, os invasores quase certamente estão tentando quebrar suas senhas com pulverização de senhas e credenciais coletadas.)
Veja o que fazer para resolver problemas básicos de e-mail e ainda garantir que você esteja protegido contra invasores.
Solução de problemas de e-mail 101
De um modo geral, se você está tendo problemas para acessar o e-mail usando o mesmo aplicativo de sempre (e a mesma senha), a primeira coisa a fazer é verificar sua senha. Uma maneira simples de fazer isso é fazer login na versão web da sua plataforma de e-mail. Se você pode entrar, você tem as credenciais certas. Já vi casos em que um ISP mudou seus requisitos de complexidade de senha e é apenas fazendo login online que descubro esse fato. (Este também seria um bom momento para considerar a adição de autenticação de dois fatores à sua conta de e-mail pessoal, especialmente aquelas usadas para autenticar instituições financeiras.)
Você também pode descobrir que está realmente usando versões mais antigas do Outlook que não dão suporte à autenticação moderna. Embora o Microsoft 365 possa ter descartado o suporte para versões anteriores ao Service Pack 1 de 2013, outros servidores de e-mail podem ter continuado a oferecer suporte a essas plataformas mais antigas. Seu ISP pode ter alterado os requisitos de e-mail – e você perdeu o memorando.
Se você ainda estiver usando o Outlook, sempre verifique se remover sua conta de e-mail e configurá-la novamente é suficiente para que seu cliente inicie processos de autenticação mais fortes. Se sua conta já estiver no formato iMAP, você não perderá nenhum e-mail. Se isso não funcionar, considere atualizar para uma versão mais recente do Outlook, um cliente de e-mail diferente ou para uma plataforma do Office totalmente diferente.
Se você fizer a última opção, cuidado com as versões baratas do Office que não estão de acordo com o que você vê no site da Microsoft; as chances são de que é uma farsa. Mesmo em sites respeitáveis, vi o Office oferecido por apenas US$ 39,99. O comprador acaba com uma chave de produto que não funciona e uma oferta para comprar o Microsoft 365. E você pode não precisar do pacote Office. A menos que você esteja profundamente enraizado em documentos do Word e Excel com Macros, os conjuntos alternativos devem funcionar bem. O Libre Office pode resolver suas necessidades de documentos e planilhas, e existem várias opções de terceiros para e-mail. Embora o Outlook continue sendo um ator importante no mundo dos negócios, está perdendo o controle do espaço do consumidor.
Além do Outlook, você tem opções
Se você gosta do Firefox, experimente o Thunderbird. Ele também possui um assistente de configuração de e-mail que permite criar facilmente sua conta de e-mail. Outra opção é o EM, que é semelhante ao Outlook. Ambos são executados em Windows e em Macs, portanto, se você estiver alternando entre um deles, qualquer migração de e-mail deve ser bastante simples. O melhor de tudo é que geralmente você pode testar esses tipos de plataformas alternativas gratuitamente antes de comprar.
Se o seu e-mail ainda estiver localizado em um arquivo pst baixado, normalmente você poderá encontrar ferramentas para migrar de uma plataforma para outra. Usei o Systools para migrar facilmente do Zoho para o Microsoft 365 e o Recoverytools para exportar um arquivo pst do Outlook para o formato Thunderbird. Recomendo procurar uma ferramenta paga para garantir que você possa obter suporte para qualquer problema que tenha.
A conclusão aqui é que, quando se trata de e-mail, não fique preso a uma versão desatualizada do Outlook. Se você não recebe atualizações há anos, está se colocando em risco de ataques e ameaças. Especialmente para pequenas empresas, o comprometimento do e-mail comercial é um grande risco agravado por plataformas mais antigas.
Se você tiver problemas de e-mail, verifique se suas credenciais estão atualizadas, verifique se há alterações no ISP e verifique se o Outlook (se essa for a sua preferência) foi atualizado. E se você não gostar do Outlook, mude para uma alternativa que funcione para você.
Essa é a melhor maneira de dificultar a entrada de bandidos em seus sistemas.
Susan Bradley, CSO
https://itforum.com.br/noticias/cit-e-distrito-firmam-parceria-com-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI