Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Economia chinesa faz 'pouso suave', diz FMI

 

 

 

Economia chinesa faz 'pouso suave', diz FMI

Valor Econômico - 26/07/2012
 

A economia da China está realizando um "pouso suave", mas ainda há riscos significativos, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado ontem. "A economia da China parece estar procedendo a um pouso suave, mas as turbulências globais estão aumentando", de acordo com o relatório do Fundo.

O yuan, na avaliação do FMI, continua "moderadamente subvalorizado" em comparação a outras moedas, embora o Fundo tenha ressalvado que essa subvalorização foi reduzida.

O FMI comentou também que o governo chinês deve realizar reformas no sistema financeiro de forma a assegurar opções de investimento aos consumidores fora do setor imobiliário. "Eliminar o potencial de bolhas no mercado imobiliário requer reformas que canalizem as poupanças das famílias, do setor de habitação para outros tipos de ativos financeiros", avalia o FMI.

Segundo Il Houng Lee, principal autoridade do Fundo na China, o país já não precisa acelerar suas medidas de estímulo monetário ou aumentar os gastos, porque as ações em vigor no momento são suficientes para dar suporte ao crescimento do país. Para ele, as autoridades vão provavelmente manter o "status quo", após já terem alterado sua política monetária para um nível "mais neutro ou acomodativo".

Os comentários de Lee refletem a confiança do FMI de que a expansão da economia chinesa se acelerará no segundo semestre. Porém, na semana passada, o Fundo havia cortado suas estimativas para o PIB da China.

O governo do premiê Wen Jiabao promoveu dois cortes de juros em um mês e acelerou a aprovação de planos de investimentos para reverter seis trimestres de desaceleração seguidos na segunda maior economia do mundo.

"De maneira bem ampla, o que eles [o governo chinês] têm feito tem sido adequado para assegurar que a economia está se recuperando", disse Lee

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço