Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empreendedores respondem qual é o maior desafio do pequeno negócio

Qual é o maior desafio do empresário atualmente? O Estadão PME fez essa pergunta para empreendedores que já participaram do Encontro PME. E as respostas esbarraram na retenção de talentos, burocracia, impostos e a própria gestão do negócio. A pergunta é pertinente neste momento – neste sábado, 5 de outubto, o Brasil celebra o Dia do Empreendedor.

Para o fundador do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, o negócio deve seguir as leis da natureza, como o bebê que nasce, dá seus primeiros passos, cai, levanta e segue em frente. “Seguindo essa analogia, uma empresa não pode chegar à juventude sem passar pela infância e pela adolescência. É preciso acertar e errar, reconhecer o erro e dar a volta por cima para seguir em frente”, disse.

Ricardo Garrido é sócio da Cia Tradicional de Comércio, que administra a Lanchonete da Cidade, a pizzaria Bráz e o bar Astor, por exemplo. Para Garrido, o maior desafio do empresário atualmente é conviver com o excesso de leis, impostos e burocracias públicas e, ao mesmo tempo, não desfrutar de infraestrutura básica para desenvolvimento de negócios.

Confira as respostas dos empreendedores:

Thibaud Lecuyer, sócio-fundador da Dafiti: O maior desafio do empresário atual é encontrar bons profissionais que acreditem no conceito da companhia e que possam agregar valor rapidamente, trabalhando de maneira independente dentro da empresa. Basicamente, achar o capital humano.

Bruno Caravati, da rede Fisk: Se adaptar às constantes mudanças tecnológicas e transformar seu produto de acordo com as exigências do ‘novo consumidor’ é, sem dúvida, um dos principais desafios dos empresários. Quem passar por esse teste conseguirá se destacar e superar qualquer outro desafio com mais facilidade.

Carla Sarni, da Sorridents: O empresário precisa se emprenhar para manter a equipe motivada e comprometida com a cultura da empresa. Também é importante se atentar com a gestão financeira da empresa, administrando os custos para se obter uma boa lucratividade. E acompanhar o desenvolvimento do mercado, com as inovações que agreguem valor, tanto para o negócio quanto para o cliente.

Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels: O maior desafio é montar uma equipe com atitude, habilidade e conhecimento, executando o trabalho com seriedade e com a disseminação da cultura, missão, valores e forças da empresa, que a diferenciam no mercado. Como empresa de serviços, como é o caso da hotelaria, em que é muito difícil padronizar como quando nos referimos a um produto, as pessoas são as grandes responsáveis pelo que é oferecido ao cliente.

Lucy Onodera, da rede de estética Onodera: O maior desafio é alinhar a estratégia empresarial e o plano de negócio ao propósito e à cultura organizacional. Ter clara a essência da empresa e como ela deve se posicionar no mercado ajuda a nortear todas as decisões. E isso passa por questões como gestão de pessoas, marketing, comunicação e relacionamento com o público, além de uma estrutura operacional que garanta uma boa experiência de marca para o cliente.

Gustavo Caetano, da SambaTech: Construir e reter talentos é o grande problema de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Pessoas são a chave de um negócio de sucesso e nos dias atuais está cada vez mais difícil mantê-las engajadas e felizes no trabalho. Para ter sucesso o empresário precisa construir um time de pessoas brilhantes à sua volta.

Isael Pinto, presidente da General Brands, fabricante dos Sucos Camp: O maior desafio do empreendedor, atualmente, é fazer o produto chegar ao consumidor. Ao mesmo tempo em que a famosa ascensão das classes C e D constitui um potencial fabuloso de mercado, com milhões de novos consumidores, o empreendedor enfrenta as mesmas velhas dificuldades para chegar até eles: logística, transporte, normas burocráticas, roubo de cargas e outros.

Jae Ho Lee, do Grupo Ornatus: Falta de infraestrutura do País: mão de obra e logística.

José Carlos Semenzato, da SMZTO Holding de franquias: O maior desafio do empresário, nos dias de hoje, é conseguir escalar executivos e líderes preparados e alinhados com os objetivos da empresa. Um projeto somente cresce e se consolida quando a liderança ‘veste a camisa’ da empresa e leva sua equipe a perseguir os mesmos alvos.

Lindolfo Martin, da Multicoisas: O maior desafio é entender e atender as crescentes exigências tributárias, principalmente caso atue em mais de uma unidade da Federação, pois cada estado tem exigências próprias, item a item, o que onera diretamente os custos de gestão fiscal e logística. Ainda o regime de Substituição Tributária tem se expandido para diversos segmentos, esvaziando os diferenciais obtidos pelas empresas enquadradas no Simples.

Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário: Um dos maiores desafios do empreendedor é esperar pelo retorno, pois ele vem no médio e longo prazo e todo negócio, principalmente, no começo, exige investimentos. Para empreender é preciso estar preparado, ter fôlego e saber esperar.

Ricardo Garrido, da Cia Tradicional de Comércio: O maior desafio do empresário atualmente é conviver com excesso de leis, impostos e burocracias públicas e, ao mesmo tempo, não desfrutar de infraestrutura básica para o desenvolvimento de negócios.

Robinson Shiba, presidente do Grupo Trendfoods, dono das marcas China in Box e Gendai: Atualmente para o Trendfoods, o grande desafio é crescer sem perder a agilidade e ter controles mais apurados e atualizados.

Alexandre Costa, da Cacau Show: Talvez seja a saída da zona de conforto. Após um objetivo ser alcançado, novos vêm e é por isso que costumo dizer que ‘o chegar lá não existe’. Isso é muito simples de explicar: quando alcançamos algum objetivo, ele se torna algo já realizado, mas não significa que devemos parar por aí. No momento em que chegamos lá, o lá já se torna o aqui. Então, devemos procurar um outro lá, uma outra meta a ser alcançada.

Arri Coser, fundador da Fogo de Chão: O que precisa ser superado é a falta de eficiência. Cada vez mais vemos as empresas ficando inchadas e, mesmo assim, seus projetos parecem não andar, estão sempre atrasadas e quase nunca são eficientes. O desafio que o empresário encontra hoje está na mudança de percepção do mundo. Não só as empresas mudaram seu comportamento, os profissionais também se transformaram.

Flávio Jansen, presidente da Locaweb: O maior desafio ainda é a visão que existe no Brasil de que o empresário não é aliado. Criam-se obstáculos e dificuldades, ao invés de estímulos. A maior prova é que se um empreendedor monta uma empresa e não é bem sucedido, boa parte dos passivos acaba sendo cobrada diretamente dele. Assim, acredito que o maior desafio é o de mostrar à sociedade que quanto mais empresas, mais empresários, mais negócios, em especial pequenas empresas, mais o Brasil se desenvolve.

Carlos Wizard Martins, fundador da Wizard e presidente do Grupo Multi: O ambiente de negócios é muito mais favorável hoje do que foi quando fundei a Wizard, na década de 80. Naquela época tivemos que enfrentar a hiperinflação, o confisco de dinheiro promovido pelo plano Collor e o dólar em disparada. Alguns desafios daquela época persistem até hoje, como a falta de infraestrutura e os elevados encargos tributários. Mais recentemente, a ausência de mão de obra qualificada também se transformou em um grande gargalo em vários setores do país.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Exibições: 174

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço