Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresário dribla alta do algodão e aumenta em 70% as vendas

Camisaria catarinense recebeu auxílio de programa do SEBRAE/SC e antecipou compra da matéria-prima. Vantagem competitiva refletiu nos preços dos produtos
        O empresário Jamal Mustafa Jaber, de Santa Catarina, conseguiu um feito e tanto no setor têxtil: driblar a disparada dos preços do algodão no mercado. O custo da matéria-prima, que desde 2010 está em elevação, é responsável pelas dificuldades que pequenos e médios empresários do setor enfrentam.

        Embora as desanimadoras projeções de mercado predominassem, o catarinense que está à frente da camisaria Omar, contou com um auxílio poderoso para negociar o preço do insumo. Por meio do relatório Os impactos dos preços do algodão no vestuário, publicado pelo Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS) do SEBRAE/SC, o empresário negociou com os seus fornecedores e manteve estável o preço de aquisição do insumo até fevereiro de 2011. “A repercussão deste relatório foi excepcional para meus negócios. As informações que encontrei no SIS têm trazido resultados positivos desde o ano passado”, conta Jaber.

        A estratégia rendeu um resultado positivo diante do cenário pouco animador do setor têxtil: além de garantir a compra de algodão por um preço menor, o empresário conseguiu aumentar as vendas em 70% no mês de janeiro. A vantagem competitiva da camisaria Omar – há 37 anos no mercado – em relação aos concorrentes foi determinante no sucesso. “Não foi preciso fazer promoções para escoar a produção. Camisas que eu estaria vendendo a R$ 70 continuam com o preço antigo, a R$ 50”, comemora Jaber.

        Os relatórios publicados pelo SIS, que tem como principal objetivo antecipar a apoiar decisões de empresários, ficam disponíveis na internet para participantes do projeto. “O documento usado por Jamal, por exemplo, foi discutido em reuniões”, explica o analista técnico do SEBRAE/SC, João Alexandre Sant’elena Guze.
FONTE: PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço