Nas cotações, existem geralmente na imprensa duas referências sobre tipos do barril: WTI e Brent. Há ainda o barril de Dubai, menos conhecido como preço de referência.
Este diferencial de preço reflete basicamente as diferenças de qualidade e de custos de refino e transporte do petróleo.
WTI - É a sigla de West Texas Intermediate.
A região do West Texas concentra a exploração de petróleo nos EUA. É negociado em Nova York e serve de referência para os mercados de derivados dos EUA.
Tecnicamente, é um petróleo com grau API entre 38º e 40º e teor de enxofre de 0,3%, cuja cotação diária no mercado spot reflete o preço dos barris entregues em Cushing, Oklahoma, nos EUA.
É usado para refinar quantidade maiores de gasolina
BRENT - Refere-se ao óleo produzido no mar do Norte (Europa) É negociado em Londres, serve de referência para os mercados de derivados da Europa e Ásia, tecnicamente, é uma mistura de petróleos produzidos no mar do Norte, oriundos dos sistemas petrolíferos Brent e Ninian, com grau API de 39,4º e teor de enxofre de 0,34%.
É usado para fazer gasolina e destilados médios
Brent era o nome de uma antiga plataforma de petróleo (Brent Spar) da Shell no mar do Norte.
A cotação Brent é publicada diariamente pela Platt's Crude Oil Marketwire, que reflete o preço de cargas físicas do petróleo Brent embarcadas de 7 a 17 dias após a data de fechamento do negócio, no terminal de Sullom Voe, na Inglaterra.
Glossário:
Grau API - É uma escala utilizada para medir a densidade relativa de líquidos. A escala API varia inversamente com a densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API.
Mercado Spot - É a cotação de curto prazo e flutuante, em contraste com as cotações acordadas em contratos de fornecimento de médio e longo prazos.
FONTE: UNIVERSO DO PETRÓLEO
Por: Elaine Lino - Equipe UP
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI