3) Por que essa mudança vai acontecer na FLL do Brasil?
A mudança na idade máxima dos integrantes de equipe da FLL vem sendo discutida há alguns anos pelo SESI Nacional e as unidades estaduais.
Há alguns fatores muito importantes para justificar a redução de idade:
- Os desafios relacionados à categoria FLL Challenge englobam, em sua maioria, o currículo educacional do Ensino Fundamental. É possível identificar esse escopo no site da FIRST, instituição responsável por essa categoria de competição de robótica educacional no mundo.
- Quando o SESI Nacional assumiu a operação da FLL Challenge no Brasil, a idade de corte era de até 16 anos justamente pelo país contar apenas com o programa de robótica na categoria FLL. Desta maneira, era possível envolver estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, o que já era um benefício para os estudantes brasileiros. No entanto, hoje já existem programas voltados exclusivamente para estudantes mais experientes. A FIRST Tech Challenge (FTC), implementada há 6 anos no Brasil, com ingresso de estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ; a FIRST ROBOTICS COMPETITION (FRC), implementada há uma temporada, são voltadas para estudantes do Ensino Médio. Além disso, a categoria F1 in Schools, presente no país há 6 anos, permite a participação de jovens com idades entre 9 e 19 anos.
- É importante reforçar que a categoria FIRST Tech Challenge era ofertada no Brasil somente para estudantes do Ensino Médio, até a temporada 2022/2023. A partir da temporada 2023/2024 - que será lançada mundialmente em 9 de setembro de 2023, a categoria também permitirá a participação também estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental – anos finais.
- Durante as competições de robótica regionais e nacional, observou-se a presença de “superequipes” na FLL, formadas apenas por integrantes de 15 e 16 anos. Na prática, isso dificultava a participação e também a classificação de equipes formadas por alunos mais jovens, para quem a categoria é destinada.
4) A partir de quando a mudança na FLL vai valer?
A nova regra passa a valer a partir da nova temporada MASTERPIECE, que será lançada pelo SESI no Brasil em setembro de 2023. O anúncio da mudança está sendo feito em um momento de transição entre temporadas, considerado hábil para a adaptação das equipes e escolas às novas regras.
Além disso, todas as instâncias de representação do programa FLL, no Brasil e no exterior, estão de acordo com a redução da idade de participação para a próxima temporada.
5) Tenho 15 anos e não estou no Ensino Médio. Posso fazer parte?
A nova regra para ingresso de estudantes é o corte da idade. Veja se você está dentro da regra etária. Se sim, seguirá normalmente como competidor de uma equipe.
6) Tinha 15 anos quando minha equipe se classificou no Mundial, disputado quando eu tiver 16 anos, não vou poder participar?
Você poderá participar apenas se estiver dentro da regra da idade. Por exemplo: se você faz 16 anos a partir do dia 01.04.2024 e sua equipe está classificada para o World Festival (Houston) ou qualquer Aberto Internacional (Open) você continua na equipe e segue para as próximas etapas.
7) A mudança vai prejudicar os programas das escolas públicas e privadas?
Todas as escolas que desenvolvem programas de robótica precisarão se adaptar. No caso de escolas que contam apenas com programas da FLL, os estudantes com mais de 15 anos podem formar equipes para participar das outras competições, como a FRC, a FTC e a F1 in School, sendo essa a única modalidade que permite a participação de pessoas de 9 a 19 anos, desde que estejam em atividade escolar.
A decisão de iniciar equipes de outras categorias não cabe ao SESI Nacional, mas às direções de cada escola, seja ela pública ou privada. É possível contar com o apoio de parceiros para a formação de novas equipes.
8) A mudança vai beneficiar apenas as escolas do SESI?
Não. A mudança não visa colocar as escolas do SESI em vantagem porque há diversas unidades do SESI que contam apenas com a modalidade de robótica FLL no Ensino Médio, o que não será mais permitido caso os integrantes da equipe tenham mais do que 15 anos (respeitando a regra de idade e data de corte).
9) O que vai acontecer com os estudantes do Ensino Médio que não poderão mais participar da categoria e frequentam escolas que ainda não têm programas de outras categorias?
Estudantes do Ensino Médio que não estão dentro da regra de idade em questão podem se tornar mentores das equipes de FLL. A posição de mentor é valorizada nas competições de robótica e também recebe prêmios. Após completar 18 anos, é possível se tornar técnico das equipes ou juiz voluntário.
10) O que a FIRST diz sobre idade das equipes?
Na América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), a FIRST limita o programa de FLL a jovens de até 14 anos. Em outros continentes, a FIRST delega aos operadores oficiais da FLL em cada país a definição da idade máxima permitida na categoria, de acordo com a estratégia do operador.
11) Estou no Ensino Médio e tenho mais de 15 anos. Posso participar em quais categorias?
Para os estudantes que estão fora da regra de idade FLL, há diversas opções para os estudantes de Ensino Médio. A FIRST Tech Challenge (FTC) permite a participação de jovens a partir do 9º ano e seguindo pelo Ensino Médio independentemente da idade. Já a FIRST ROBOTIC COMPETITION (FRC) é ofertada exclusivamente para Ensino Médio. Na F1 in Schools, o escopo de idade é de 9 a 19 anos desde que estejam em atividade escolar.
12) A mudança já vai valer para próxima temporada?
SIM! A mudança começa a valer a partir do lançamento da nova temporada, a MASTERIECE. A previsão de lançamento mundial pela FIRST é em 1º de agosto; e pelo SESI, no Brasil, em setembro de 2023.
13) Não temos as outras modalidades, o que fazer? Como conseguir patrocínio?
Assim como na FLL, em que muitas equipes buscam parcerias e patrocínio de empresas, é possível fazer o mesmo para viabilizar a participação em novas. Além disso, contar com o apoio de outras equipes pode ser fundamental no processo de criação das equipes. Entrar em contato com a sua escola para a solicitação da categoria é um dos passos.
14) O que essa mudança tem a ver com os Core Values e o processo educacional da robótica?
É importante lembrar que o processo da robótica aborda temas como amadurecimento pessoal e desenvolvimentos de novas habilidades e competências - lidar com novas tecnologias, encarar novos desafios de acordo com a maturidade da idade.
A missão é formar jovens preparados para o mundo real e para lidar com expectativas, mudanças de planejamentos, frustrações e medos.
Mudanças acontecem durante todo o processo da robótica e os alunos aprendem a lidar com frustações desde o primeiro dia até o final das competições. Por isso, não podemos esquecer que o papel principal aqui é aprender, se divertir e trabalhar em equipe. É importante abrir espaços para novos membros e, especialmente, estudantes mais novos, que também merecem uma oportunidade na robótica.
![Entenda tudo sobre a mudança de idade nas equipes da FLL no Brasil](https://static.portaldaindustria.com.br/portaldaindustria/noticias/media/imagem_plugin/fll_G2O6Muq.jpg)
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI