Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Escolas querem proibir o ChatGPT, mas alunos o usam de qualquer maneira

Academia deve aprender a incorporar e não banir essas ferramentas como ChatGPT, dizem os especialistas.

estudante tecnologia chatgptImagem: Shutterstock

Os distritos escolares nos EUA e no exterior proibiram o uso de chatbot em suas redes e dispositivos por temer que os alunos usem tecnologia de IA generativa para entregar trabalhos não autênticos e potencialmente plagiados.

As universidades e seus professores também estão em dúvida sobre como lidar com a inteligência artificial, como o ChatGPT, que os alunos podem usar para escrever trabalhos ou gerar respostas para exames.

“Eles ainda estão em estado de choque até certo ponto”, disse Tony Sheehan, Vice-Presidente e Analista de Educação Superior do Gartner. “A rápida adoção deste produto pelo consumidor pegou todos de surpresa e, claro, [isso inclui] o setor educacional, porque se trata de geração de conteúdo criativo – seja um ensaio, um código ou imagens, o que for”.

Logo após o lançamento do ChatGPT em novembro, o maior distrito escolar do país, New York City Public Schools, decidiu proibir seu uso pelos alunos. O segundo maior distrito escolar dos Estados Unidos, o Los Angeles Unified, logo fez o mesmo e bloqueou o acesso das redes escolares ao site da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT. Outros distritos escolares fizeram o mesmo, incluindo Baltimore, MD, Oakland Unified na Califórnia e Seattle Public Schools.

“Embora a ferramenta possa fornecer respostas rápidas e fáceis a perguntas, ela não desenvolve habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, essenciais para o sucesso acadêmico e vitalício”, disse Jenna Lyle, porta-voz do Departamento de Educação de New York City, em uma declaração ao The Washington Post.

Várias universidades importantes do Reino Unido, incluindo o Imperial College London e a Universidade de Cambridge, alertaram os alunos de que o uso do ChatGPT para trabalhos e avaliações pode levar ao plágio “e é uma forma de trapaça”.

“O ChatGPT realmente se enquadra fortemente na área educacional”, disse Sheehan. “Acho que as instituições de ensino nos últimos meses têm explorado e adotado uma posição sobre isso. E, em alguns casos, principalmente de professores individuais, há um desejo de bani-lo.

“Mas no nível institucional, de forma mais geral, vemos isso como uma mudança significativa no setor e algo que não vai desaparecer completamente tão cedo”, acrescentou.

Um problema óbvio: como impedir que os alunos usem um chatbot que pode ser facilmente baixado para um laptop ou smartphone?

Existem ferramentas antiplágio de empresas como Grammarly e EasyBib que podem comparar o trabalho do aluno com bilhões de páginas da web, bem como bancos de dados acadêmicos e verificar se há duplicação. As ferramentas antiplágio também podem destacar passagens que requerem citações e dar aos alunos os recursos para creditar as fontes adequadamente.

No entanto, permanece o dilema de que, se os alunos acabarem plagiando o trabalho, ainda poderão usar ferramentas on-line para reformular redações ou outros documentos. E à medida que a tecnologia de IA generativa avança em sofisticação, o conteúdo que ela cria se tornará menos detectável como não original, disse Sheehan.

“Claro, a outra coisa que os alunos farão é usar [o conteúdo gerado pelo chatbot] como um primeiro rascunho”, disse Sheehan. “Eu só preciso de uma ideia, me dê algumas. Ótimo! Agora, vou pesquisar mais e acrescentar [ao conteúdo], adicionar pesquisas e referências a ele, e então se torna quase impossível de detectar [seu uso]. Muitas instituições estão dizendo, talvez isso seja algo que devamos encorajar os alunos a fazer”.

Alunos podem evitar escolas que proíbem o ChatGPT

O que as várias instituições educacionais decidem pode afetar o que os alunos fazem.

Em janeiro, o jornal escolar da Universidade de Stanford – The Stanford Daily – publicou os resultados de “uma pesquisa informal” que indicava que 17% dos 4.497 entrevistados haviam usado o ChatGPT em seus exames finais.

A maioria (59,2%) usou o chatbot para fazer brainstorming, delinear e formar ideias, de acordo com a pesquisa. Outros 29,1% o usaram para responder questões de múltipla escolha. E enquanto 7,3% enviaram material escrito do ChatGPT com edições, 5,5% disseram que enviaram material escrito do ChatGPT sem edição.

No momento da pesquisa, as políticas da escola proibiam os alunos de usar as ferramentas de IA.

Os resultados da pesquisa do Stanford Daily foram repetidos por outra pesquisa realizada esta semana pelo serviço de busca de ensino superior College Rover. Nessa pesquisa, mais de 40% dos estudantes universitários disseram que estão usando o ChatGPT para o curso e o estão usando várias vezes por semana.

Além disso:

  • 36% dos alunos indicaram que seus professores ameaçaram reprovar alunos pegos usando tecnologias de IA para o curso;
  • 29% dos alunos dizem que sua universidade emitiu orientações sobre o ChatGPT e outras ferramentas de IA;
  • Quase 6 em cada 10 alunos acham que as universidades não deveriam proibir o ChatGPT e outras tecnologias de IA semelhantes.

O Conselho de Assuntos Judiciais (BJA) de Stanford tem monitorado o ChatGPT e outras ferramentas de IA e, mais recentemente, publicou diretrizes de políticas para seu uso em cursos, disse um porta-voz da universidade em uma resposta por e-mail ao Computerworld.

“Na ausência de uma declaração clara de um instrutor do curso, o uso ou consulta com IA generativa deve ser tratado de forma análoga à assistência de outra pessoa”, afirma a política da universidade.

Um comitê de Stanford também publicou propostas e recomendações preliminares que incluem exigir que os alunos perguntem aos professores sobre o uso do ChatGPT e não usem a tecnologia de IA em um exame “quando não for expressamente permitido”.

“As preocupações com a integridade acadêmica provavelmente só piorarão se a universidade não revisar suas políticas atuais e planejar de acordo”, afirma a proposta da universidade. “O surgimento dramático do ChatGPT e sua sequência GPT-4 desde novembro passado expandiu consideravelmente o escopo dessas questões (por exemplo, cursos de humanidades agora são impactados pela tecnologia de maneiras que eram inconcebíveis antes de novembro passado)”.

Os estudantes universitários têm fortes sentimentos sobre a utilidade das tecnologias de IA generativa, e se uma escola permite ou não seu uso parece moldar sua decisão de frequentar ela. Em uma pesquisa divulgada na semana passada pelo College Rover, quase quatro em cada 10 alunos indicaram que não estão interessados em frequentar uma faculdade ou universidade que proíbe chatbots como o ChatGPT.

A pesquisa mostrou que 39% dos entrevistados evitariam uma escola que banisse a tecnologia de IA generativa e a IA em geral.

Mas foi a questão do ChatGPT que levantou preocupações sobre originalidade e plágio por IA generativa.

A pesquisa com 372 estudantes que buscaram admissão na faculdade neste outono mostrou que os homens (62%) são ligeiramente mais propensos do que as mulheres (58%) a se interessar em frequentar uma faculdade que proíbe ferramentas de IA.

Um porta-voz do College Rover disse que, embora já tenha havido muitas proibições em escolas de nível K-12, “as instituições de ensino superior nos EUA hesitam um pouco em proibir as ferramentas ainda” – em vez disso, as faculdades e universidades estão atualizando sua integridade acadêmica e políticas de plágio para contabilizar o uso de ferramentas de IA.

“Permitir que os alunos aproveitem ferramentas como o ChatGPT não é muito diferente de dar a eles um teste de livro aberto. Para serem aprovados, os alunos ainda precisam entender o material e como utilizar seus recursos, seja um livro didático ou um chatbot, da maneira mais eficaz”, disse Bill Townsend, fundador e CEO do College Rover.

Alguns educadores comparam os desligamentos dos chatbots ao banimento das calculadoras: os chatbots nada mais são do que uma ferramenta a ser usada para pesquisar e desenvolver ideias.

Entregando o jogo

O Dr. Boris Steipe, Professor Emérito do Departamento de Bioquímica da Universidade de Toronto, não hesita em permitir que seus alunos usem o ChatGPT para realizar trabalhos escolares. Na verdade, ele não estabelece limites em como eles usam IA generativa.

“Os alunos serão avaliados pela qualidade de seus trabalhos. O trabalho tem que ser bem pensado, tem que ser validado e correto”, disse. “Dito isso, sempre usei provas orais em meus cursos, e isso permanecerá. O aspecto humano da aprendizagem é uma das poucas invariantes. Mas eles podem pedir ajuda à sua IA favorita”.

Os alunos de Steipe não são obrigados a mostrar seu processo criativo, mas receberão crédito por isso se o fizerem, bem como por compartilharem suas experiências na conclusão de seus trabalhos.

Longe de ser um adversário do processo de aprendizagem, Steipe chamou a chegada do ChatGPT de “momento histórico” e disse que os educadores devem preparar os alunos para trabalhar com recursos de IA em vez de tentar desligá-los.

“O mundo está mudando e se não prepararmos nossos alunos para trabalhar com recursos de IA, não os estamos preparando para o mundo. Se gastarmos nosso tempo tornando nossos cursos à prova de IA – atribuindo trabalhos escritos à mão ou algo assim – estamos perdendo o objetivo da educação”, disse Steipe.

“Precisamos ensinar nossos alunos a fazer a IA pensar com eles, não para eles. Este é o objetivo mais importante: se não conseguirmos isso, a IA se tornará sua concorrente”, acrescentou.

Steipe experimentou o ChatGPT pela primeira vez logo após seu lançamento no ano passado; foi então que ele percebeu que [o ChatGPT] era melhor para enviar trabalhos do que a maioria de seus alunos. A IA estava mudando “tudo: ensino, aprendizado e avaliação”.

O professor então criou o Sentient Syllabus Project, uma iniciativa de acadêmicos para acadêmicos para navegar nas águas desconhecidas da era da IA. O projeto inclui um boletim semanal discutindo vários desafios colocados pelas tecnologias.

Atualmente, Steipe está redesenhando um curso de biologia computacional desde o início, com base nas habilidades da inteligência artificial para auxiliar os alunos em suas pesquisas e trabalhos. Por exemplo, ele vê isso como uma forma de capacitar alunos que antes eram apenas consumidores de software, mas que agora podem se tornar desenvolvedores usando o poder da IA e chatbots como o ChatGPT. O ChatGPT é capaz de receber solicitações ou sugestões dos usuários e gerar código de software.

“Ter aulas particulares personalizadas, autoavaliar o progresso, adaptar as tarefas aos seus estilos de aprendizagem, focar nos pontos fracos – sabíamos há muito tempo que essas coisas ajudariam no aprendizado, mas nunca poderíamos fazer isso na prática porque não escalava”, disse Steipe.

Embora possa não haver limites sobre como os alunos usam a tecnologia para auxiliar em seu trabalho, o plágio, disse Steipe, é outra questão. “Os alunos ainda não podem passar o trabalho de outra pessoa como se fosse seu, e a IA não é uma fonte citável”, disse ele. “Isso significa que eles precisam encontrar as fontes reais das ideias e fornecer links para provar que a fonte existe. Mas eles tiveram que fazer isso de qualquer maneira no passado.

Um porta-voz do OpenAI, criador do ChatGPT, disse que a empresa vê o ChatGPT como uma ferramenta para auxiliar no aprendizado e na educação, mas enfatizou que a academia deve abordar o possível abuso da IA generativa pelos alunos.

“Estamos encorajados pelas maneiras como os educadores têm pensado em como ferramentas como o ChatGPT podem ser úteis”, disse o porta-voz. “Acreditamos que os especialistas em políticas educacionais devem decidir o que funciona melhor para seus distritos e escolas no que diz respeito ao uso de novas tecnologias. Estamos conversando com educadores de todo o país para informá-los sobre os recursos do ChatGPT e nosso trabalho contínuo para melhorá-lo”.

Will Douglas Heaven, Editor Sênior de IA da Technology Review do MIT, escreveu recentemente em um blog que, depois de falar com educadores, alguns estão começando a aceitar que, em vez de “uma máquina dos sonhos para trapaceiros, muitos professores agora acreditam que o ChatGPT poderia realmente ajudar a tornar educação melhor”.

Por exemplo, os chatbots podem ser usados como auxiliares de aprendizagem para tornar as aulas mais interativas, ensinar alfabetização midiática aos alunos, gerar planos de aula personalizados e economizar tempo dos professores em tarefas administrativas, por exemplo.

Empresas como Duolingo e Quizlet, que fazem flashcards educacionais para metade de todas as escolas de ensino médio dos EUA, integraram o chatbot da OpenAI em seus aplicativos, observou Heaven.

Sheehan, do Gartner, disse que as escolas estão considerando o uso de chatbots como parte do processo de avaliação do aluno e do processo de desenvolvimento de conhecimento e para incentivar os alunos a considerar as implicações da tecnologia de IA no futuro.

“Nos últimos meses, vimos muito mais escolas em nível institucional dizendo ‘Queremos explorar as implicações disso’”, disse Sheehan. “De como encorajamos os alunos a usar isso, declarar que estão usando e usá-lo quase como um companheiro de estudo e, em seguida, refletir sobre a experiência e a qualidade da produção e, em seguida, relatar isso”.

https://itforum.com.br/computerworld/escolas-proibir-chatgpt/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço