Mapeamento com mais de 100 CEOs da Meta e da FDC aponta, no entanto, que maioria das organizações ainda não têm metas.
Um estudo divulgado recentemente pela Meta (a empresa brasileira de tecnologia, não a holding de redes sociais de...), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), reafirmou que a inovação e a digitalização estão gerando impacto direto sobre a eficiência operacional das empresas brasileiras. Para 35% das empresas entrevistadas, o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional.
A maioria dos executivos ouvidos (60%) dizem entender que o digital e a gestão da inovação são estratégicos para o futuro de seus negócios.
O levantamento está identificando o nível de maturidade digital de organizações de todo o Brasil e ouviu mais de 100 CEOs e executivos de corporações de grande e médio porte e de segmentos diversos. Juntas, elas superam os R$ 100 bilhões em faturamento.
Uma primeira parte do estudo, publicada no início de 2023, indicava que os executivos viam a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios. Após um ano de estudo completo e mais dados na base, a FDC diz que “foi possível notar a mudança na percepção destas lideranças”, com a inovação assumindo papel de destaque e ampliando impacto na eficiência operacional – 24% dos respondentes esperam resultados de projetos de inovação.
Segundo os responsáveis pelo estudo, o momento das empresas é de busca de eficiência operacional e os executivos têm se esforçado para isso. No entanto, embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas, tampouco orçamento definido, para projetos de inovação.
Mais da metade das empresas está olhando para a evolução digital a curto prazo: 53% dos respondentes dizem que buscam tanto inovação quanto digitalização para resolver problemas atuais.
“É importante que os principais executivos entendam esse cenário e olhem para isso, não de forma isolada, e sim integrada, tendo em mente a ampliação da geração de valor do seu negócio”, diz Telmo Costa, CEO da Meta.
Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, a pesquisa mostra que é preciso “criar uma cultura da inovação nas organizações”, mas que essa cultura só surgirá com “envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes. Não existe processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”, diz.
O estudo completo pode ser obtido nesse link.
https://itforum.com.br/noticias/estudo-inovacao-eficiencia-operacio...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI