Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|.portugaltextil.com|

A produção da terceira maior economia da Zona Euro subiu acima das previsões dos analistas no passado mês de Abril. A redução do valor do euro permitiu um incremento das exportações e a redução dos stocks na indústria para uma melhor performance durante esse período.

dummy
Euro impulsiona produção italiana

O output da indústria italiana cresceu acima das expectativas dos analistas durante o passado mês de Abril. A contribuir para uma subida de quase 8% na produção industrial esteve a desvalorização da moeda única, que auxiliou no aumento das exportações e no escoamento de stocks.

Estes resultados, revelados pelo gabinete de estatísticas italiano, o Istat, foram acompanhados de boas notícias quanto às perspectivas futuras da indústria transalpina. A carteira de encomendas ao sector industrial subiu durante o mesmo período e aumentou a expectativa de uma recuperação económica em Itália, cujo Produto Interno Bruto (PIB) tinha registado um crescimento positivo no primeiro trimestre do ano.

A desvalorização do euro, factor que contribuiu para os bons resultados italianos, já atingiu os 16% este ano devido à crise iniciada na Grécia e que se tem vindo a alastrar aos restantes países europeus, com especial enfoque no sul da Europa. A queda da moeda única tem vindo a beneficiar a competitividade dos produtos europeus, que ficam assim mais baratos fora da zona euro.

Os ganhos na produção industrial italiana contrastam com os dados negativos anunciados pelo gabinete de estatísticas da vizinha França, o Insee, cujo output industrial caiu 0,3%.

A confiança dos empresários italianos subiu no passado mês de Maio para o valor mais alto dos últimos dois anos, que vêm na desvalorização do euro uma oportunidade que irá beneficiar as exportações das suas empresas. A consubstanciar este optimismo está a divulgação dos resultados das empresas produtoras de bens de consumo, como é o caso da fileira moda, cujos resultados têm vindo a melhorar consistentemente. A Prada, anunciou recentemente uma subida extraordinária dos seus lucros, motivada pelo crescimento de 62% registado nas vendas dos produtos das suas marcas nos mercados emergentes. O Grupo Valentino, detentor de marcas como Valentino e Hugo Boss, anunciou, sem revelar pormenores, que espera um crescimento de 15% no primeiro trimestre.

Alessandro Profumo, presidente-executivo da UniCredit SpA, um dos principais bancos italianos, afirma que «o nível actual do euro é suficientemente positivo para aumentar o potencial de exportação da economia europeia». Já o Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, cujo governo seguiu as medidas de controlo orçamental adoptadas na Grécia, em Espanha e Portugal, considera que «a queda do euro para o valor mais baixo dos últimos quatro anos será benéfico para os maiores exportadores europeus.

A possibilidade da continuidade da desvalorização da moeda única europeia durante o próximo ano poderá ser benéfica para países como a Grécia, Portugal, Espanha e Itália, segundo explicou Nouriel Roubini, o economista que previu a crise financeira, numa entrevista concedida no passado dia 5 de Junho.

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de min em 22 junho 2010 às 7:07
see you all soon

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço