Segundo Franklin Tomich, da Accordia, inteligência artificial é essencial para melhorar planejamento e antecipar riscos.
A inteligência artificial se tornou uma ferramenta de geração de valor, impactando a forma como as empresas tomam decisões e se preparam para o futuro. Não é diferente na análise contábil, com a IA oferecendo ganhos quantitativos e qualitativos no planejamento financeiro, pondera Franklin Tomich, fundador da Accordia e especialista no assunto.
“Quem investe em IA hoje está comprando tempo, escala e relevância para o futuro”, diz o executivo, com exclusividade ao IT Forum. Segundo ele, a inteligência artificial “gera ganhos quantitativos, como a redução de erros e maior precisão nas previsões de vendas, fluxo de caixa e capital de giro.”
Isso se deve, explica Tomich, graças aos algoritmos capazes de processar milhares de variáveis e identificar padrões invisíveis à análise tradicional, corrigindo falhas comuns em planilhas. A IA também permite simulações em tempo real, decisões mais embasadas e equipe livre para análises de maior valor, como gestão de riscos e estrutura de capital, diz o especialista.
O especialista lista a seguir cinco motivos para adotar IA no planejamento financeiro.
A IA consegue analisar grandes volumes de dados históricos e em tempo real, identificando padrões que dificilmente seriam percebidos por humanos. Isso permite prever riscos como inadimplência, crises de caixa e sinais de insolvência com maior antecedência.
Modelos de machine learning tornam possível projetar DREs, fluxo de caixa e balanços com maior assertividade, adaptando projeções a variáveis externas como inflação, câmbio ou demanda.
Automatizar a análise de dados financeiros reduz a subjetividade nas decisões e evita falhas comuns, como suposições inconsistentes ou cálculos manuais em planilhas desatualizadas.
Empresas que adotam IA conseguem simular o impacto de decisões financeiras quase em tempo real — algo essencial em momentos de crise ou reestruturação.
Ao tornar o planejamento financeiro mais preditivo do que reativo, a IA permite decisões mais ágeis, seguras e assertivas. Isso se traduz em crescimento mais consistente e maior capacidade de adaptação às mudanças do mercado.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI