Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Expo Dubai: Pavilhão ecológico da Itália é feito com cascas de laranja e café

Cordas náuticas feitas de plástico reciclado e cascos de barco que devem ser usados posteriormente também fazem parte do projeto inspirado no conceito da efemeridade da exposição

Pavilhão da Itália na Expo Dubai propõe sustentabilidade e é feito com cascas de laranja e borra de caféPavilhão da Itália na Expo Dubai propõe sustentabilidade e é feito com cascas de laranja e borra de caféMichele Nastasi.

Com um teto feito com três cascos de barco em tamanho real em condições de navegar e uma fachada de cordas náuticas feitas de plástico reciclado, o pavilhão da Itália na Expo Dubai 2020 adota o conceito de design reutilizável.

Favorecido por uma excelente localização dentro da Expo – entre as áreas temáticas “Oportunidade” e “Sustentabilidade” e com vistas frontais e laterais ininterruptas –, o pavilhão atraiu um quinto do total de visitantes do evento nas primeiras semanas, tornando-o um dos mais bem sucedidos.

“A maior inspiração para o nosso design é a economia circular”, disse o arquiteto Ítalo Rota, referindo-se à ideia de reciclar, reparar e reutilizar os resíduos, ao invés de simplesmente descartá-los.



Rota é um dos designers do pavilhão e trabalhou extensivamente em Paris, onde foi curador da iluminação da Catedral de Notre-Dame e das margens do Rio Sena. “Os próprios cabos náuticos são um exemplo (da economia circular): foram produzidos a partir da reciclagem de 2 milhões de garrafas plásticas e, quando somados, chegam a 70 quilômetros. Já estão previstos para mais reciclagem após a Expo. ”

Reduzir a quantidade de resíduos ao final do evento também foi uma prioridade para o co-designer Carlo Ratti, arquiteto e engenheiro que leciona no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Uma coisa que não gosto em eventos temporários, como várias exposições internacionais ou os Jogos Olímpicos, é que uma grande quantidade de resíduos vai para aterros sanitários depois de apenas algumas semanas ou meses. É por isso que queríamos que o Pavilhão Italiano abordar a natureza temporária da Expo Dubai 2020. A maioria dos elementos arquitetônicos são reciclados ou recicláveis, reutilizados ou reutilizáveis.

Carlos Ratti, co-designer do pavilhão

Tanto Rota como Ratti têm experiência anterior com Exposições Mundiais, tendo trabalhado em projetos para a última edição, realizada em Milão em 2015. A exposição atual, cuja inauguração foi adiada no ano passado devido à pandemia e, portanto, mantém o apelido de “2020”, permanecerá aberto em Dubai até o final de março de 2022.

https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2021/11/italia-expo-dubai-2.jpg?resize=300,200 300w, https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2021/11/it... 57w, https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2021/11/it... 75w" sizes="(max-width: 859px) 100vw, 859px" pinger-seen="true" />
O pavilhão da Itália apresenta uma fachada de cordas náuticas, feita com 2 milhões de garrafas de plástico recicladas / Michele Nastasi

O pavilhão incorpora design reutilizável em sua estrutura, por meio do uso de elementos orgânicos como casca de laranja e borra de café nos materiais de construção, e possui um sistema natural de mitigação do clima que usa sombreamento, nebulização e ventilação para substituir o ar condicionado.

Não existem paredes convencionais, sendo que as cordas náuticas delimitam o espaço expositivo, funcionando também como uma superfície multimídia por meio do uso de leds que se iluminam para mostrar diferentes cores e imagens.

https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/expo-dubai-pavilhao-ecologico-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 137

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço