Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

30/10/2012 - Fatiar PIS e Cofins (Notícias FENACON)

O país se defronta com uma grande oportunidade para enfrentar o excesso de tributos que deixa o Brasil em desvantagem diante das outras economias e avançar a própria capacidade de competir.

A maior parte das que têm renda per capita similar à brasileira apresenta carga tributária na casa de 20% do PIB. No Brasil, ela está próxima de 35% do PIB. Reduzir esse fardo é um dos desafios para impulsionar o investimento e, com ele, o potencial para crescer.

Raramente foram tão favoráveis as condições para um programa gradual e continuado de desoneração. Do lado das despesas públicas, a redução da taxa de juros real (descontada a inflação) para 2% a 3%, se for sustentada, permitirá uma economia com juros da dívida pública de até 2% do PIB ao ano.

Tal ganho, combinado com receitas advindas da formalização da economia e de um crescimento do PIB em torno de 3,5% em 2013, propiciará margem de manobra para ajustar as contas públicas, que não deveria ser desperdiçada.

A prioridade é reduzir os tributos mais perniciosos à produção: no âmbito federal, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Programa de Integração Social (PIS). Juntos, representam a segunda maior fonte de arrecadação, cerca de 4,8% do PIB (2011). Só perdem para o Imposto de Renda, que rende 6% do PIB ao Tesouro.

Além das regras complexas, que infernizam a vida das empresas, PIS e Cofins incidem sobre o faturamento, antes, portanto, de apurado o lucro, que deveria ser a base da tributação das empresas.

O governo da presidente Dilma Rousseff estuda simplificar e unificar os dois tributos, providência factível para iniciar uma reforma tributária "em fatias". Todo o espaço orçamentário para desonerações em 2013, contudo, já parece comprometido com a redução setorial de impostos sobre as folhas de pagamento e com o corte nos preços da energia.

O Planalto não pode embarcar numa aventura que deteriore suas contas. Mas precisa de ousadia, por exemplo, para explicitar a intenção de reduzir a carga tributária de 35% para 30% do PIB -a parcela arrecadada com PIS e Cofins- em um certo número de anos.

Um compromisso de redução gradual -no ritmo de 1% ao ano- da alíquota conjunta, hoje em 9,25%, já contribuiria para tirar as expectativas empresariais do torpor em que se encontram. Não é possível aumentar a competitividade sem reduzir o ônus que o Leviatã federal impõe -a todos os setores, não só este ou aquele.

Exibições: 112

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 31 outubro 2012 às 9:29

A campanha  do  sr Lula (pt), era justamente o desengorduramento da máquina  do ESTADO.

Borracheiro na REGIÃO DO ABC, que  logo se  tornaram executivos (diretores de  sub  secretarias  e outros), com salarios  vultuosos, e, outros casos são conhecidos e falados  em todos o lugares.

conheço o caso de um pastor  evangélico, que  a 4 anos  passados, lhe  foi concedido o salvo conduto politico e entrou na petrobras, com salarios  acima  de  R$.15.000,00.

três meses  após esse fato, entrou em depressão e logo após os procedimentos médicos, tornou-se um aposentado de mentirinha.

hoje  este homem diz  que  recebeu uma benção, e logo pode todos os  dias trabalhar  em sua igreja.

realmente, este é um tipo de  dolo que o STF precisa  chegar.

FALTA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. FALTA O CIENTIFICO FORMAL TRADUZIDO EM PROJETOS  SÉRIOS E HONESTOS, ONDE  VISEM UNICAMENTE UM BRASIL, SEM MENSALÕES E SEM AS TENDÊNCIAS CONSISTENTE DE TIRAR PROVEITO EM TUDO. (as conveniências politicas).

Tudo que  se  fala  sobre o tributário, são paliativos para  que não se mecha na GALINHAS DOS OVOS  DE  OURO. como está, está otimo para  ELES.

porém o que nos  falta  é um reforma  tributária séria, honesta formatada por  técnicos  competentes. ASSIM O BRASIL ESTARÁ EQUIPADO PARA COMPETIR E SER EFICAZ DIANTE  DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL.

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 31 outubro 2012 às 8:49

E os funcionários (quase sem função) que querem aumento toda hora? E a filosofia do PT que é aumentar o Estado? Como lutar contra essas forças?

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço