Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

FBI chega ao Brasil para investigar importação de lixo hospitalar no Nordeste

FBI chega ao Brasil para investigar importação de lixo hospitalar no Nordeste

Especial para o UOL Notícias
Em Maceió

Representantes do FBI (polícia federal norte-americana) e do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos Estados Unidos chegaram ao Recife na madrugada desta quinta-feira (20) para auxiliar nas investigações sobre a importação de restos e lixo hospitalares encontrados em dois contêineres no Porto de Suape (PE). Os agentes vão ficar em Pernambuco por tempo indeterminado, auxiliando as autoridades brasileiras. Alegando questões de segurança, o número de agentes não será informado.

O consulado americano no Recife informou ao UOL Notícias que o governo norte-americano também iniciou investigações paralelas nos Estados Unidos para saber quem foram os responsáveis pela exportação de material para o Brasil e se eles seguiram a legislação ambiental norte-americana.

O material recebido no Brasil foi enviado do porto de Charleston, no Estado americano da Carolina do Sul, importado por um empresa de retalhos de Santa Cruz do Capibaribe (194 km do Recife). Para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), houve falha de fiscalização alfandegária nos Estados Unidos.

Veja Álbum de fotos

Segundo o consulado americano no Recife, o governo norte-americano atendeu a um pedido do governo de Pernambuco feito na última terça-feira (18) e enviou agentes para auxiliar nas investigações. “Brasil e Estados Unidos possuem acordo de assistência mútua em investigações de assuntos que envolvem os dois países”, disse o consulado.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que as autoridades pernambucanas fizeram o pedido de ajuda norte-americana ao cônsul dos Estados Unidos em Pernambuco, Usha Pitts, e ao adido do FBI no Brasil. O órgão pediu integração nas investigações em Pernambuco e nos EUA.

No Brasil, a importação do lixo hospitalar já está sendo investigada pela Polícia Federal, Polícia Civil de Pernambuco, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Apevisa (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) e Receita Federal.

“Montamos uma força tarefa que está trabalhando diuturnamente para solucionar o caso. O inquérito policial está bem avançado, várias pessoas já foram ouvidas, e as perícias estão sendo realizadas pelo Instituto de Criminalística”, informou o secretário da Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio.

 

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Edson Baron em 2 dezembro 2011 às 7:40

Pior que o lixo que vemos nas fotos, são os "lixos humanos" que promovem esse tipo de negociata apenas se importando com o lucro obtido.

São tipos asquerosos que contaminam a humanidade e jogam duramente contra todas as pessoas de bem que lutam todos os dias para construir algo de bom para a sociedade.

Esses não mereciam a prisão, antes fossem atirados para a lata do lixo, pois lixo são.

Comentário de Julio Caetano H. B. C. em 2 dezembro 2011 às 4:41

É assunto de suma importância para a indústria têxtil nacional.
Sugiro que as autoridades brasileiras busquem os destinos de nosso lixo hospitalar, como medida de prevenção e precaução. 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço