Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

FMI: altos preços do petróleo podem frear recuperação global

CIDADE DO PANAMÁ — Um período prolongado de altos preços do petróleo devido à crise política nos países árabes pode frear a recuperação da economia mundial, declarou nesta segunda-feira o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.

"É possível que o petróleo suba a 110 ou 120 dólares por barril e isso pode ter um efeito e afetar a velocidade da recuperação (econômica) de todo o mundo", disse Strauss-Kahn no Panamá, durante visita a países da América Latina.

"Até agora não vemos um grande risco. Depende da duração da crise. Se a crise durar muito tempo e ocorrer um período muito prolongado de altos preços do petróleo, terá um efeito", explicou.

Uma onda de protestos populares invadiu os países árabes, causando a queda dos presidentes Zine El Abidine Ben Ali, na Tunísia, e Hosni Mubarak, no Egito. Agora, uma revolta coloca em xeque o regime do coronel Muamar Kadhafi na Líbia, um grande produtor de petróleo, o que elevou os preços da commodity.

"Eu diria que dois meses de preços elevados do petróleo poderiam tender a criar alguns problemas. Duas semanas talvez não seja tão grave, porque é administrável, mas com dois meses, embora seja difícil fazer prognósticos, deveriam ser tomadas medidas mais sérias", disse Strauss-Kahn.

O que um aumento de preços do petróleo ou dos alimentos fará "é criar mais equilíbrio" na recuperação econômica entre os diversos países após a crise desatada em 2008, disse.

"Se por si só a recuperação já é desigual, todos estes aumentos de preços vão fazer com que seja ainda mais desigual", acrescentou o líder do FMI.

 

FONTE: AFP

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço