Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

FMI Sugere ‘Gatilho’ para Elevação da Idade de Aposentadoria

Casal de idosos. | Foto: BBC

FMI diz que gastos com aposentadoria também são problema em países emergentes

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou nesta terça-feira que os países tenham mecanismos automáticos de elevar a idade da aposentadoria para cada ano que aumente a longevidade da população de um país.

A sugestão foi feita durante a divulgação do quarto capítulo do Relatório sobre a Estabilidade Financeira Global, que trata do impacto financeiro – para os países, empresas e indivíduos – do aumento da longevidade.

"Enquanto todos concordamos que viver mais é uma coisa boa, isso também representa um risco, porque podemos ficar sem dinheiro na aposentadoria", disse a chefe da Divisão de Estabilidade Financeira do FMI, Laura Kodres, resumindo as bases do estudo.

O vice-diretor da Divisão, Erik Oppers, disse que o órgão recomenda que os países elevem a idade de aposentadoria proporcionalmente ao aumento da longevidade.

"Não basta aumentar a idade uma vez e ficamos por isso. É um processo dinâmico: as pessoas continuam a viver mais, cada vez mais. Não se trata apenas de aumentar a idade uma vez, é preciso continuar aumentando", afirmou Oppers.

"Isto pode ser um processo difícil do ponto de vista político, mas se houver uma regra que institua uma mudança automática proporcionalmente à longevidade, (os políticos) não teriam de revisitar o tema."

'Peso' da aposentadoria

Talvez por causa das dificuldades políticas, os governos tendem, segundo o relatório, a subestimar a longevidade de seus cidadãos para efeitos idade de aposentadoria em cerca de três anos.

Se for esse o aumento da longevidade até 2050, afirma os relatório, "os custos já elevados do envelhecimento podem aumentar em mais 50%".

Isto representaria um custo adicional acumulado de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 nas economias avançadas e 25% do PIB de 2010 nas economias emergentes.

A maior parte deste custo será absorvida por governos, através de seus regimes de aposentadoria, ou por empresas, através de seus planos de pensão.

A solução, para o relatório, é um remédio amargo. "Compensar os efeitos dos riscos da longevidade requer uma combinação de elevação na idade da aposentadoria (seja estatutária, seja voluntária); maiores contribuições para planos de aposentadoria e uma redução dos benefícios pagos", diz o relatório.

Os analistas do FMI observam que se para os países ricos o "peso" das aposentadorias é maior – porque a proporção da população mais velha é maior – nos emergentes é o tema é cada vez mais importante.

"É um processo dinâmico: as pessoas continuam a viver mais, cada vez mais. Não se trata apenas de aumentar a idade uma vez, é preciso continuar aumentando."

Erik Oppers, vice-diretor da Divisão de Estabilidade Financeira do FMI

Entretanto, segundo Laura Kodres, como muitos dos novos trabalhadores que engrossam o mercado formal em países emergentes não faziam parte inicialmente de um sistema previdenciário, nem todos os custos das suas aposentadorias são transferidas para terceiras partes.

Isso significa que são os próprios indivíduos que, sem a cobertura de planos corporativos ou a rede de previdência do governo, têm de arcar com os próprios custos do envelhecimento.

"O risco financeiro não acaba, ele simplesmente é transferido para os indivíduos", afirmou a especialista.

Dificuldades políticas

A dificuldade de implementar medidas lógicas e matemáticas, entretanto, fica evidente quando se observam as reações a propostas semelhantes recentemente.

Tanto na França quanto na Grã-Bretanha, o aumento das idades mínimas de aposentadoria levou milhares de manifestantes às ruas.

No Brasil, onde os especialistas também chamam atenção para os desequilíbrios entre benefícios, idade de aposentadoria e recursos disponíveis, o déficit da previdência do setor público já foi chamado de "bomba-relógio".

Recentemente, a revista britânica The Economist descreveu o Brasil como "um país jovem, com uma conta de previdência de velho".

O país gasta 13% do seu PIB com a previdência, mais que qualquer país do G7 com exceção da Itália, que tem uma população idosa três vezes maior que a do Brasil.

Fonte:|http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120411_fmi_aposent...

Exibições: 354

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de carlos a. s. sousa em 13 abril 2012 às 16:55

O problema do Brasil são os políticos corruptos que só pensam em estorqui a população, mão de obra pesada e improdutiva para o país, altos salários e todo tipo de gratificações injustificáveis, causando os défitis aos cofres públicos ai querem tampar os desvios de verbas do contribuinte, sacrificando-os mais ainda, não acredito na política brasileira e não creio que esta situação vá mudar, todos são farinha do mesmo saco, todos os dias se descobre novos desvios do dinheiro públicos, são ótimos tiradores de dinheiro do povo e péssimos administradores da verbas aléia.

Comentário de Romildo de Paula Leite em 13 abril 2012 às 9:29

      Ao invés de estarem pensando em aumentar a idade para aposentadoria, deveriam isso sim cortar essas aposentadorias faraônicas dos políticos (nos 3 NÍveis_municipal, estadual e federal). Político não e profissão e sim meio de vida, com todas as vantagens possíveis e imagináveis, mais comissões para os corruptos que é a grande maioria.

Comentário de carlos a. s. sousa em 13 abril 2012 às 9:27

Isto é um absurdo, querem que passamos a vida toda comtribuindo e na hora da nossa velhice que sejamos desamparados, todos são um bando de sangue suga, porque a regra não é igual para todos ? porque os políticos e servidores públicos não se aposentam com 65 anos também, todos são corruptos e fazem leis so para os outros e se defendem fazendo leis para próprio benefícios.

comentário de Carlos Sousa

Comentário de Francisco Cleilton Alves do Nasc em 12 abril 2012 às 16:54

Não entendo em elevar idade da aposentadoria, aumentando salario de deputados.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço