Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Formação de Jovens Lideranças da Indústria e a contribuição da ABNT

ABNT Normas Técnicas - Home | Facebook

No próximo dia 1º de março, das 17h às 21h, a ABNT participará do Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria, evento híbrido (on-line e presencial) organizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o Sebrae, e aberto às empresas associadas aos 44 sindicatos filiados à FIEB.

Para que a adoção da ESG seja uma realidade, eis um dos primeiros passos a se investir: formação de novas lideranças na indústria. E o debate será realizado com total apoio da ABNT.

Na programação, debates sobre o conceito ESG, conduzido pela gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, da FIEB, Arlinda Negreiros; e acerca dos pilares ESG: Meio Ambiente, Governança e Responsabilidade Social. Os dois primeiros temas ficarão a cargo da especialista em Senai/Cimatec, Arilma Tavares, e o último, por Márcia Mariz, especialista em Responsabilidade Social da FIEB/GMARS.

O evento trará também painéis sobre compliance, com participação da especialista Sara Santana, da FIEB; e pronunciamento do presidente da ABNT, Mario William Esper, sobre a Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações, documento inédito no mundo, lançado com exclusividade pela instituição em dezembro de 2022, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A empresa Yamana Gold, convidada ao evento, concederá depoimento exclusivo de seu processo de certificação ESG realizado pela ABNT. Trata-se da primeira companhia certificada na área. A formalização desse processo ocorrerá no dia 23 de março, em cerimônia solene de assinatura de Termo de Parceria entre ABNT e FIEB, também na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia.  

A parceria, já oficializada, soma esforços entre ABNT e FIEB para a melhoria dos processos produtivos, atendimento às normas técnicas e à realidade social e econômica dos seus membros, por intermédio do desenvolvimento ainda maior das atividades de cunho institucional e outras voltadas ao mesmo objetivo.

Além disso, as duas instituições colocarão em prática programa de avaliação na metodologia ESG, de acordo com a PR 2030; efetuarão avaliação da conformidade de associados da FIEB e certificações de empresas associadas à FIEB atendendo à necessidade de mercado, como ocorreu com a Yamana Gold; e desenvolverão programas de capacitação, visando o entendimento aos padrões normativos aplicáveis às necessidades de mercado. Tudo para fortalecer as duas entidades.

A ABNT é protagonista na criação de uma normalização global sobre ESG que define parâmetros, diretrizes e critérios com indicadores de qualidade - alinhando-se ao padrão ISO já reconhecido mundialmente. “A Prática Recomendada é um guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”, explicou Mario William.

É a ABNT mantendo seu pioneirismo frente aos debates para o aprimoramento técnico e qualidade de diversos setores da sociedade, confirmando seu compromisso com o Brasil para ampliar nossa competitividade num mundo cada vez mais globalizado.

https://www.abnt.org.br/noticia/2177/Formacao-de-Jovens-Liderancas-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço