Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fraude financeira é principal razão para ataques a dispositivos móveis, diz estudo

Fraude financeira é principal razão para ataques a dispositivos móveis, diz estudo

Fonte: www.tiinside.com.br

 Um estudo encomendado à consultoria GfK pela F-Secure, desenvolvedora de soluções de segurança em software, para avaliar o nível de preocupação dos consumidores com a privacidade e segurança de seus dados, no Brasil e em vários países do mundo, revela que 90% deles estão muito mais apreensivos com a possibilidade de perder o conteúdo armazenado em seus dispositivos móveis do que propriamente com o roubo do equipamento, seja um smartphone ou tablet.

 O mais curioso é que, apesar disso, apenas 3% desses mesmos consumidores disseram possuir alguma ferramenta para proteção de seus dados digitais, conforme mostrou Ascold Szymanskyj, vice-presidente para a América Latina da F-Secure, durante apresentação em worshop no Forum Mobile +, evento promovido nesta terça-feira, 25, pela Converge Comunicações, em São Paulo. Ele atribui essa contradição ao desconhecimento da grande maioria dos usuários, mais até do que um descaso.

 Corrobora a alegação de Szymanskyj dados que apontam que a grande maioria dos usuários está preocupada com a privacidade e segurança de seus dados. O levantamento revela que 59% se dizem apreensivos com roubo de seus dados quando navegam na internet e 54%, preocupados com a privacidade enquanto estão on-line.

 

As razões para as preocupações, aponta o estudo, se devem ao fato de os crimes e ameaças digitais estarem aumentando. No caso específico dos dispositivos móveis, as ameaças cresceram quase 120% de um ano para o outro. Levantamento da F-Secure mostra que o número de aplicativos motivados a extrair informações financeiras de usuários de dispositivos móveis saltaram de 18 no segundo trimestre do ano passado para 39 aplicativos no mesmo período deste ano.

 

Szymanskyj diz que um dos primeiros malwares para obtenção de dados bancários em dispositívos móveis é o FakeToken.A, que reproduz fielmente as funções de um gerador de códigos tipo token para bancos. Quando o usuário executa o programa de token, uma tela pede a senha bancária. Se o usuário entra com a senha, o Faketoken.A envia via SMS dados como senha digitada, IMEI, IMSI, modelo, SID, verão SDK. O executivo observa, aliás, que o ganho financeiro é a razão número 1 pela qual são desenvolvidos malwares para dispositívos móveis.

 

Com base em diversos estudos, o vice-presidente da F-Secure chama atenção para o fato de que 1 milhão de pessoas são prejudicadas diariamente no mundo por causa de crimes cibernéticos. O prejuízo anual beira os U$$ 400 bilhões mundialmente, valor maior que tráfico de drogas. No Brasil, prejuízo anual é de aproximadamente R$ 40 bilhões.

 

Exibições: 54

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço