Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

A goma tem a função de colar de certo modo as fibras, evitando o seu deslizamento, no momento de solicitação do fio. Dentro do conceito de função da goma, acima exposto, poderiam concluir os menos avisados, que quanto mais profunda fosse a impregnação dos fios de urdimento pela goma, melhor. Entretanto, para uma colagem eficiente das fibras, não é necessária uma impregnação mais profunda, pois as fibras sendo bem mais longas que os diâmetros dos fios (cerca de 150 vezes no caso do fio de título 30's - algodão 26/28mm), terão que tomar as mais diversas posições dentro da estrutura do fio, ora por dentro, ora na periferia do mesmo. Logo, uma película de goma bem enraizada nos espaços entre fibra e fibra da periferia do fio, terá condições de colar a mesma fibra a outras, em várias posições diferentes do seu comprimento.

Explicando melhor, toda vez que a fibra vem à periferia do fio, obediente à sua disposição dentro do mesmo, ela é colada às suas vizinhas. Isto naturalmente, deve ocorrer muitas vezes.

Uma impregnação mais profunda traria muitos inconvenientes aos fios engomados, pois teriam as suas características boas para a tecelagem tão modificadas, que tornar-se-iam de difícil tecelagem. Seriam bem mais duros e ásperos, perderiam em grande parte a sua elasticidade, seriam bem menos maleáveis e flexíveis, e completando o quadro, seriam de bem mais difícil desengomagem.

Portanto, o fio bem engomado deve funcionar como um pneumático de automóvel: flexível, resistente aos choques e trancos, elástico e maleável. A goma, além, da maior resistência que leva aos fios com a colagem das fibras, soma ainda, a resistência de suas espessuras cimentadoras.

A goma desenvolve ainda um outro tipo de trabalho muito importante, qual seja, o de deitar e prender as pontas das fibras, colando-as ao corpo do fio, tornando-o mais liso.

A película externa de goma que deita e prende as fibras à superfície do fio, e o envolve, protege-o dos atritos vários que tem que suportar durante o processo de tecelagem, e é a responsável maior pelo trabalho de resistência à abrasão que o mesmo tem que desenvolver. Esta película de goma bem enraizada tem ainda a

função de segurar a torção do fio, evitando que se destorça.

Fonte:

PESSANHA, D. R.; Tecnologia da Engomagem. Rio de Janeiro, SENAI – CETIQT, 1986.

Exibições: 1178

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Comentário de Giovani Guimarães Malheiros em 17 julho 2010 às 9:27
Parabéns Gilsilene, simples correto e objetivo.
Abraços
Giovani

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço