Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Futuro da identidade digital depende de centralização e criptografia pós-quântica, diz Redtrust

Empresa promoveu evento no Brasil para discutir futuro da identidade digital.

Imagem: Shutterstock

Com a evolução de novas tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial e computação quântica, a confiabilidade das identidades online é um grande desafio para as companhias.

Os desafios da proteção da identidade digital nas empresas e as principais tendências de cibersegurança foram o mote da Identity Fest, evento realizado recentemente pela especialista em certificação digital Redtrust no último dia 30 de maio.

Para a empresa, conscientizar as organizações sobre a importância da identidade digital é o principal desafio atual. Para a empresa, não é suficiente apenas conhecimento, mas também ter as ferramentas necessárias e saber como aplicá-las.

“As empresas devem garantir que o acesso à identidade digital esteja bem protegido e estabelecer barreiras e condições de segurança ao redor dela”, diz Daniel Rodríguez, diretor geral da Redtrust. “O que tentamos fazer é oferecer todas as possibilidades que acreditamos serem as melhores em termos de tecnologia para proteger essa identidade.”

Segundo o especialista, a centralização é pedra angular para a proteção da identidade digital nas empresas. Utilizar ferramentas para isso simplifica a gestão dos certificados digitais. Os certificados são hospedados em um servidor seguro, garantindo a proteção da identidade digital.

As empresas devem considerar a identidade digital como o primeiro perímetro de segurança, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso. Proteger a identidade digital é crucial, já que os ataques geralmente começam comprometendo essa identidade.

Segundo a empresa, o certificado digital tornou-se um elemento primordial para acessar também administrações públicas. Embora seu uso já esteja bem estabelecido, o que evoluiu são os casos de uso e a gestão adequada do certificado digital.

“Com uma gestão centralizada do certificado digital, novas possibilidades e serviços foram abertos, promovendo seu uso, beneficiando tanto empresas quanto cidadãos”, diz Rodríguez.

Crescimento e futuro

Segundo a Redtrust, o mercado brasileiro está observando um aumento do uso de certificados digitais, com crescimento contínuo do número de empresas que utilizam o método de autenticação. Dos 12 milhões de certificados digitais ativos no país, 3,96 milhões foram emitidos em 2023.

A empresa diz que o futuro da identidade digital depende de um fortalecimento da regulamentação para provedores de serviços e um aumento no uso dessas tecnologias por parte das administrações públicas.

A criptografia quântica é uma das tecnologias que poderia tornar obsoleta a criptografia atual. A Keyfactor, empresa-mãe da Redtrust, está investindo no desenvolvimento de algoritmos pós-quânticos para antecipar essas futuras ameaças tecnológicas, diz o executivo.

“Estamos tentando aplicar algoritmos pós-quânticos, que se espera que sejam seguros contra um ataque criptoanalítico por parte de um computador quântico. Quanto mais cedo começarmos a aplicá-los, mais cedo estaremos protegidos contra a criptografia quântica”, diz o diretor geral.

https://itforum.com.br/noticias/futuro-identidade-digital-redtrust/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço