ESTILISTAS ESSENCIAIS: COCO CHANEL
Ícone da moda mundial, Coco Chanel construiu sua carreira por si mesma: nascida Gabrielle Bonheur Chanel numa família pobre de Saumur (França) no ano de 1883, foi abandonada pelo pai quando tinha 6 anos, logo após a morte da mãe. Cresceu num orafanato. Aos 20 anos, conseguiu emprego de vendedora numa loja de luvas e meias em Moulins.
À noite, Gabrielle cantava no bar La Rotonde. O apelido “Coco Chanel” veio dessa época, devido ao número Qui qu’a vu Coco (“Quem viu Coco”) que ela apresentava. Sem perspectivas, aceitou o convite de Étienne Balsan, um oficial da infantaria, para morar em seu castelo. Passou a conviver com seus amigos – entre eles, Boy Capel, que se tornaria seu amante.

Gabrielle “Coco” Chanel fotografada por
Man Ray em 1935: pérolas e vestido preto
Chanel conseguiu recursos para abrir uma pequena chapelaria em 1910 e, depois, filiais em Biarritz e Deauville. Nos anos 1920, já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina rígida da época – tornando-se a precursora do minimalismo nas roupas e acessórios.
Em 1922, criou o famoso perfume Chanel n° 5, que alavancou seus negócios e virou uma lenda.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel chegou a trabalhar como enfermeira, pois os negócios de moda estavam em baixa. Envolveu-se com um oficial nazista, o que lhe custou o exílio. Em 1954, voltou a Paris e retomou seus negócios na alta costura.
Sua carreira renasceu. O cardigã, o vestido preto e as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo Chanel. A marca de mesmo nome tornou-se um império, com destaques como a clássica bolsa 2.55, que serve de referência até hoje:

Coco Chanel faleceu aos 87 anos, em seus aposentos no Hotel Ritz de Paris, numa noite de 1971. Naquele ano, ainda trabalhava ativamente, desenhando uma nova coleção.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI