Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|administradores.com.br|

As empresas dizem que não, porém muitas vezes não admitem um profissional gabaritado por estar com aparência fora de forma.

Por Julio Sergio Cardozo
Como diria o grande poeta Vinicius de Moraes, "perdoem-me as feias, mas beleza é fundamental". Pelo menos no ambiente corporativo, a aparência conta pontos e serve como cartão de visitas. Uma pesquisa realizada pelo site de emprego Catho Online com 16 mil executivos de alta gerência revela que mais da metade admite ter algum tipo de objeção na hora de contratar funcionários obesos.


Ou seja, se você está procurando emprego e possui "quilinhos a mais", alerta! Ou vá correndo para a academia ou as chances de agarrar aquela vaga tão desejada irão por água abaixo. A menos que você esteja se preparando para prestar concurso público. Aí a coisa muda de figura...... Preconceito? Sem dúvida. Mas entre os critérios de seleção os recrutadores olham sim a postura do candidato, como ele se veste e se comporta.


Costumo dizer que a aparência faz a diferença, a primeira impressão é a que fica. As empresas, por razões óbvias, não confessam que adotam esse tipo de prática, mas é algo muito mais comum do que a gente pensa. No fundo, as organizações acreditam que os profissionais fora de forma ficarão doentes, saindo caro para elas. Ou seja, acham que o funcionário obeso vai faltar com maior frequência ao trabalho por questões de saúde.


Outro aspecto negativo apontado no levantamento da Catho é que os gordinhos também ganham menos. Cada ponto a mais no indice de Massa Corporal (IMC), que determina o equilíbrio entre peso e altura, representa 92 reais a menos no salário se comparado aos mais magros. Sabemos que excesso de gordura faz mal à saúde, que quem está fora do peso corre riscos, mas daí a discriminar as pessoas em contratações não faz sentido.


O problema é que ninguém assume que faz, mas faz. É tudo por debaixo do pano. Você acha que já foi preterido a alguma vaga por estar acima do peso? Se sim, conte pra gente.

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço