Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Depende. Conversando com executivos, o grande desejo de alguns é poder trabalhar de casa ao invés de ter que ir diariamente ao escritório.

As vantagens são inúmeras: economia de tempo em deslocamentos (principalmente nas grandes cidades onde o trânsito há muito tempo deixou de ser razoável), mais tempo com a família, maior produtividade devido à diminuição de interrupções e reuniões improdutivas.

Posso falar de minha experiência pessoal, pois há dez anos deixei de trabalhar na sede administrativa de uma multinacional e montei um escritório em casa para minha empresa de consultoria. Além das vantagens citadas acima, posso incluir a flexibilidade de horário como um dos pontos mais motivadores para mim. Só não se pode confundir flexibilidade com menor carga horária.  Se você é daquelas pessoas que precisam de um empurrãozinho para começar a trabalhar, o home office pode não ser a melhor opção. Com e-mail, redes sociais e whatsapp, as interrupções podem ser tão grandes ou até mais frequentes do que as que ocorrem dentro de um escritório. 

Já se você imagina que combinar trabalho e família no mesmo local pode ser a melhor solução, não se esqueça que seus filhos pequenos não vão conseguir compreender muito bem que “a mamãe ou papai não pode brincar agora porque está trabalhando”.  Nesse caso, além do aumento do número de interrupções, estar presente e ausente ao mesmo tempo não significa estar mais com os filhos.

O psiquiatra Jung, fundador da psicologia analítica, ao criar sua teoria dos tipos psicológicos, dividiu primeiramente as preferências dos seres humanos entre duas principais direções: a introversão e a extroversão. Segundo ele, pessoas guiadas pela introversão são dirigidas para o mundo das ideias, das imagens e do inconsciente. Já os extrovertidos são projetados para o mundo exterior, as pessoas e objetos. Uma ressalva: introvertido não quer dizer tímido. Aliás conheço algumas pessoas tímidas que são bastante extrovertidas. 

Mas o que isso tem a ver com trabalhar de casa? Não precisa pensar muito para concluir que pessoas extrovertidas, podem ter maior dificuldade para lidar com a solidão que acomete o trabalhador remoto. Autoconhecimento é fundamental para saber se você vai se dar bem nesse novo modelo. Se você tem necessidade de trabalhar em ambiente onde esteja rodeado por pessoas, agitação e barulho,  e ainda assim optou por trabalhar de casa, deve procurar algumas maneiras de minimizar esse fato. No meu caso, procuro estar em contato constante com meus clientes e parceiros de trabalho, tanto em reuniões fora do escritório como por meio de reuniões virtuais, utilizando ferramentas como o Zoom ou GoToMeeting. Além disso mantenho atividades fora do trabalho como o ciclismo e as aulas de francês (em grupo, obviamente). O saldo tem sido extremamente positivo.

Flavia Muraro

Movere Consultoria l Consultora l Treinamento de vendas l Outplacement l KAM l Coaching de carreira l Gestão de contas

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço