Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

I Fórum Regional de Brechós na Virada Cultural de Belo Horizonte

Cada evento que a gente publica aqui que envolve uma movimentação (e a prática!) para uma moda mais consciente é uma alegria sem fim! E 2015 está dando um orgulho danado de tanta coisa bacana e inovadora acontecendo no Brasil e em Belo Horizonte. Passada a Slow Week do CRModa, o espaço cultural mineiro recebe um novo evento ligado à área, dessa vez com foco no reaproveitamento proporcionado pelo maravilhoso trabalho dos brechós!

vintage brechós Review

Nos dias 12 e 13 de setembro, na Virada Cultural de BH, das 10 às 18 horas, no Centro de Referência da Moda (CRModa) e na Casa do Jornalista de Minas, acontece o I Fórum Regional de Brechós. Na programação, debate sobre o movimento Slow Fashion e a Cultura de Brechós, desfile de looks pela rua da Bahia, num claro movimento de intervenção cultural urbana, e feira de roupas e acessórios, com preços diferenciados, com os melhores brechós da cidade! Estaremos lá participando do debate e conferindo cada detalhe da programação (que está, completa, logo abaixo nesse post).

O comércio de brechós vem crescendo nos últimos anos, não somente por apresentar uma oportunidade de adquirir produtos e acessórios por um valor mais acessível, mas também pelo crescente interesse por práticas sustentáveis com a reutilização de roupas, acompanhando o movimento mundial do Slow Fashion, que defende um consumo consciente na Moda e políticas de sustentabilidade para a economia do planeta. O tema será abordado no I Fórum, a fim de refletir a cultura dos brechós como política de sustentabilidade, pois, ao dar um tempo maior de vida útil às roupas, contribui para diminuir o impacto de resíduos têxteis no meio ambiente. O debate, sob a perspectiva das mediações culturais, também vai discutir como a moda brechó sempre esteve inserida no cenário cultural das produções de bandas de rock, em especial nos anos 60, quando os brechós passam a ser mais frequentados por artistas, em busca de looks diferenciados e estilizados, recusando-se a seguir a moda mainstream.

I Fórum Regional de Brechós BH - Review

Além de incentivar uma postura ética no consumo de Moda, os brechós vintage representam uma alternativa estética para pessoas que querem montar seus looks com peças exclusivas e colecionáveis, como os adeptos e adeptas do estilo vintage ou retrô, que não abrem mão de uma produção autoral. E para outra parcela de consumidores que fazem questão de ter peças de grifes, os brechós label são ideais para se adquirir roupas e acessórios seminovos, de estilistas brasileiros e internacionais, por até 80% menos do valor nas lojas. Mas, se a intenção é fazer economia inteligente, sem perder o estilo, comprar roupas de segunda mão em excelente estado de conservação é a melhor opção. Estes são os brechós conhecidos por second hand. Todas as três categorias, inseridas na Economia Criativa, estarão representadas pelos brechós participantes, que vão comercializar suas peças na Feira, que acontece no espaço da Casa do Jornalista.

E, para mostrar como se montam looks estilosos com peças e acessórios de brechós vintage, label e second hand, haverá um desfile com modelos, saindo do CRModa, pela rua da Bahia, em direção à Casa do Jornalista. Por ser uma intervenção cultural urbana, o evento será filmado e fotografado por um drone, cujas imagens aéreas vão estar disponíveis para a imprensa. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação dos espaços. Mais informações e confirmação de presença no evento, acesse o link.

Agradecemos a oportunidade de participar do evento, representando o Slow Fashion com o Review e o Fashion Revolution Brasil, e parabenizamos as queridas organizadoras Cathy Henry e Valéria Said pela importante iniciativa!

I Fórum Regional de Brechós BH - Review

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 12 de Setembro
Local: CRModa

10h: Debate “Slow Fashion e a Cultura de Brechós”
Coordenadora e Mediadora: Valéria Said (jornalista, professora de Ética e ativista do movimento slow fashion vintage)

Mesa: Mauro Werkema (presidente da Belotur e da Casa do Jornalista), Wilsa Sette (Sebrae Nacional), Bruna Miranda (Fashion Revolution Brasil e Review), prof. Doutor Rodrigo Rodrigues (professor de Mediações Culturais do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos da Fumec) e Catherine Henry (Agência Eletrônica/Coletivo Brechós do Brasil).

12h: Coletiva com a Imprensa e Convidados (lounge CRModa)

13h: Desfile de modelos com looks brechós, saindo do CRModa em direção à Casa do Jornalista, pela Rua da Bahia. Coodenadora e stylist: Iris Chaves

Sábado e Domingo, 12 e 13 de Setembro

Feira de Brechós
Local: Casa do Jornalista
De 10 às 18h
Coordenadora: Cláudia Amaral

Coordenação Geral I Fórum Regional de Brechós em BH: Catherine Henry

Brechós Participantes

Brilhantina Brechó
Camomila Brechó
Chic do Brechó
Dorotea Brechó
Make u Up Brechó
Ô Brechó
OldChic Brechó
O Traje Brechó
Retrô Brechó
Vou de Brechó

Apoiadores

Belotur
Brechó Market
Casa Cultural Matriz
Casa do Jornalista
Centro de Referência de Moda (CRModa)
Di Comer Rezando
Fashion Revolution Brasil
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Filmair
MegaModel
Review

Realização: Agência Eletrônica Comunicação e Marketing Ltda.

Casa do Jornalista:
Avenida Álvares Cabral, 400, Centro

Centro de Referência da Moda (CRModa):
Rua da Bahia, 1.149, Centro

http://reviewslowlifestyle.com.br/category/blog/moda/

Exibições: 73

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço