Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria do Brasil perderá mais espaço, prevê CNI

Minha  modesta  opinião:

A  política industrial do Brasil,  a partir  de  1989,  tem sido reduzir o espaço da manufatura Brasileira.A cada taça  de  champanhe bebida fora do Brasil, a cada  título honorário, a cada ovação de alguma  assembléia, entrega-se um setor ou uma  empresa. Dependendo do  entusiasmo, o do grau do complexo devira-latas do ilustre visitante, ,  entrega-se um naco do Brasil ,  como a  Reserva  Raposa Serra  do  Sol, onde os  indígenas  foram transformados em catadores  de  lixo, e os  plantadores  de  arroz  expulsos.

O "encolhimento" da indústria na composição do PIB vai coincidir com o desempenho mais forte do setor de serviços, que deve mudar o perfil da economia brasileira

Por Agência Estado
getty images 

Acuada pela crise, pelo câmbio desfavorável e pela forte concorrência dos importados, a indústria brasileira crescerá menos do que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, segundo estima a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Assim, deverá ser repetida a performance de 2011, quando o setor manufatureiro também teve uma expansão mais fraca do que a média da economia.

O movimento de "encolhimento" da indústria na composição do PIB coincide com um desempenho mais robusto do setor de serviços. Está em curso, portanto, uma mudança no perfil da economia brasileira.

Segundo a CNI, a indústria de deverá crescer apenas 1,8% em 2011 e os serviços, 3%, ante um aumento do PIB de 2,8%. Para 2012, a estimativa é que o setor industrial tenha uma expansão de 2,3%, para uma alta do PIB de 3% e uma expansão de 3,3% nos serviços.

"A indústria tem perdido seu papel mais dinâmico na economia, mas ela tem de voltar a ser o centro do crescimento", defendeu o gerente executivo do núcleo de Política Econômica da entidade, Flávio Castelo Branco. Ele observou que, quando a indústria foi o principal motor da economia, o Brasil cresceu mais do que a média mundial. No momento em que o consumo passa a ser o principal elemento, com expansão dos serviços, a situação se inverte.

Isso ocorre, segundo explicou, porque o setor de serviços tem baixa produtividade e, por isso, menos condições de alavancar o crescimento. "O Brasil ainda não completou seu ciclo, não pode se tornar uma economia pós-industrial." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Exibições: 90

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de EDISON BITTENCOURT em 2 janeiro 2012 às 11:09

A partir  de  1989  a política industrial no Brasil tem sido fazer encolher  a participação da manufatura na  nossa economia. Começou coma  extorççãode  empresários por  PC Farias para  que , pagando,  pudessem conttinuar  a  trabalhar

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço