Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

www.institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2015/03/democracia1-e1425493031603-400x190.jpg" />

Os motores ao desenvolvimento nacional repousam nas instituições normativas de política econômica que são aquelas normas refletidas, ou não, nas leis, integrantes do sistema jurídico. Resumidamente, esse quadro institucional é composto por normas legais ou morais que regulam a nossa atividade econômica. Podemos exemplificar citando as burocracias ou facilidades para o empreendimento, para o ambiente de negócios e para a trajetória da dívida pública.

Assim, esse quadro institucional, composto, frise-se novamente, por normas legais ou morais, tem o potencial de determinar e incentivar o desenvolvimento ou a estagnação do Brasil. As instituições normativas eficientes são aquelas que impulsionam o desenvolvimento, ao passo que os deficitários são aqueles que levam à nossa estagnação.

Infelizmente, o histórico brasileiro de políticas econômicas é repleto de modelos disfuncionais, ou seja, instituições normativas totalmente desconexas com a realidade. São incontáveis os exemplos de privilégios, falta de prioridades e capturas do interesse público por grupos particularizados de poder.

Ou seja, ao invés de instituições normativas que busquem a inclusão em sua forma mais ampla, que facilitem o desenvolvimento econômico e social, nós temos instituições que geram a exclusão, a seletividade, o privilégio e o patrimonialismo.

Esse fenômeno só ocorre porque no Brasil há uma gigantesca possibilidade da predação dos interesses nacionais por parcelas de agentes com maior ou menor capacidade de aproximação com o poder público. Com esse processo pouco republicano, exclui-se das benesses econômicas grandes parcelas da população. Todos aqueles que “não são amigos do rei” são relegados à marginalização ou à selva burocrática.

Como resultado, fortalece-se o autoritarismo e a criação de monopólios, transformando o país em uma máquina de produzir desigualdades. E essas são terra fértil para conflitos em todos os níveis.

Exemplos não faltam, perdemo-nos em constantes embates entre o Executivo Federal e o Supremo Tribunal Federal, até com ameaças de impeachment; observamos a pandemia, a CPI da Covid-19, a PEC dos Precatórios, tudo, se transformar em um palanque de ideologias políticas; entre tantos outros. T

Toda essa conflituosidade social aliada ao cenário de instabilidade política, determinam a baixíssima carga de investimentos estrangeiros e nacionais, já que os cenários instáveis, em que não se encontra o mínimo de segurança jurídica, são avessos ao planejamento e ao investimento de longo prazo.

E como resolver? Com a democracia! Só através do jogo democrático, incluindo parcelas excluídas da população, que nós conseguiremos acalmar a conflituosidade social e estabelecer melhores instituições normativas que devem ser analisadas pragmaticamente para fundamentar o desenvolvimento nacional.

E para essa concretização da democracia é necessária a participação e o exemplo de todos, da cidadania em sua vertente ativa, com cada um de nós fiscalizando os políticos eleitos, participando por meio de sugestões, cobranças e críticas.

O cidadão tem que entender que a política também é domínio dele, e ele precisa ser protagonista, e não apenas coadjuvante, do mundo político. A partir do momento em que o cidadão se torna ativo politicamente, ele ajuda na construção de instituições normativas de política econômica mais inclusivas, que cada vez mais fortalecem a democracia, pacificação social e portanto desenvolvimento em todas as áreas.

Portanto, é assim, com ação cidadã das individualidades, que nós conseguiremos construir instituições normativas de política econômica democráticas e inclusivas, que promovam e sustentem a prosperidade econômica e social.

Foto: Reprodução.

André Naves

https://www.institutomillenium.org.br/instituicoes-normativas-e-dem...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI



Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço