Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Itaú cultural realiza desfile-performance em homenagem a Zuzu Angel no SPFW

Dirigido por Karlla Girotto, performance apresenta roupas de Zuzu Angel e de 20 dos principais estilistas do Brasil em uma homenagem à estilista

No dia 02 de abril, às 17hs o Itaú cultural leva a estilista Karlla Girotto de volta à SPFW, assinando a direção artística de uma performance em homenagem a estilista Zuzu Angel. Réplicas de vestidos criados por Zuzu durante sua carreira serão usadas por atrizes e modelos, que também darão voz às cartas que ela enviava a amigos e autoridades na busca por Stuart, seu filho morto pela ditadura brasileira.
O Itaú cultural, através do programa “Ocupação”, em sua 17ª edição resgata a memória da estilista Zuzu Angel. Com curadoria de Hildegard Angel – filha mais nova da estilista –, do Itaú cultural e de Valdy Lopes Jn, que também assina a cenografia da exposição, a “Ocupação Zuzu” é o primeiro evento do instituto a tratar de moda como expressão artística e reflexão cultural. Serão ao todo quatro andares do instituto dedicados a documentos, cartas, vestidos e referências que constroem o universo da fashion designer.
Em meio à SPFW, o Itaú cultural fará uma intervenção histórica com desfile-performance, sob direção de Karlla Girotto, que em 2007 encerrou sua jornada de desfiles performáticos e inesquecíveis no evento, geradores de inúmeras discussões entre arte, moda, cultura e sociedade. Os vestidos réplicas de Zuzu e de vinte dos mais importantes estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch, Adriana Degreas, Amapô, André Lima, Fause Haten, Fernanda Yamamoto, Gloria Coelho, Gustavo Silvestre, Huis Clos, Isabela Capeto, Juliana Jabour, Lino Villaventura, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Neon, Pedro Lourenço, Ronaldo Fraga, Sonia Pinto e Walter Rodrigues, além de um vestido da própria Karlla Girotto desfilarão com o conceito de exposição em movimento.
Sobre Zuzu Angel
Zuleika de Souza Netto nasce em curvelo, em 1921. Foi criada em Belo Horizonte, onde conhece o norte-americano Norman Angel Jones, com quem se casa. Depois de viver um tempo na Bahia, local de nascimento de Stuart, a família se estabelece no Rio de Janeiro, onde nasceram Ana Cristina e Hildegard. Na cidade Zuzu abre um ateliê em sua própria casa – quando transforma seu quarto em oficina de costura. Nasce a “Zuzu Saias”. Mesclando referências locais e cosmopolitas, seu espírito de vanguarda se fortalece com a criação de estampas próprias que valorizam a identidade brasileira. Pássaros, borboletas, flores e frutos. A brasilidade também aparece nos materiais: rendas, bordados, pedrarias, contas de madeira, bambus e conchas.
Já na década de 1960, Zuzu Angel tinha consciência de sua importância para a moda do país. “Eu sou a moda brasileira”, dizia ela. Considerada a gênese de uma moda autenticamente nacional, a costureira subverteu, transgrediu e aos poucos impôs o seu estilo. Reconhecendo o valor de uma das mulheres mais notáveis de nossa história
No auge do sucesso de Zuzu e de sua projeção internacional, Em 1971 seu filho Stuart, de 26 anos, é preso e morto pela ditadura brasileira. A estilista realiza, em Nova York, um desfile de protesto e a partir de então o luto passa a ser seu hábito. Roupa preta, véu, crucifixos, o cinto, o anjo. “Esse desfile foi uma ação entre muitas outras. Ela não fez esse desfile e parou. Até a sua morte ela nunca parou. Atuou o tempo todo. Militou o tempo todo”, conta Hildegard Angel, que criou e dirige o Instituto Zuzu Angel, o IZA. Por onde fosse, sempre em busca de informações sobre Stuart, também distribuía o santinho que mandou imprimir com a foto do filho, inquiria políticos, militares, artistas, jornalistas, quem pudesse ajudá-la.
ITAÚ cuLTURAL – Ocupação Zuzu
A exposição abre ao público no dia 1º de abril e poderá ser visitada até 11 de maio. Performances, mostras de cinema e encontros com estilistas trazem à tona a multiplicidade da obra de Zuzu Angel e a legitimidade de sua luta contra a repressão da ditadura brasileira, que em 1971 prendeu e matou seu filho de 26 anos, Stuart Angel.
Local: Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP
Telefone: 11. 2168 1777
No Itaú cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Correa: lari...@mailer.com.br
INTERVENÇÃO DESFILE-PERFORMANCE ZUZU ANGEL
Local: HALL DE ENTRADA SPFW
Parque Cândido Portinari
Avenida Queiroz Filho, 1365, Vila Hamburguesa
Dia 02 de abril, às 17h00

Exibições: 231

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de djalma pereira dias em 1 abril 2014 às 20:03

Memorias de uma época vivi um pesadelo na minha vida espero em DEUS  que no nosso pais não aconteça mais isto porque dói na alma .

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço