Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

‘Jovens Empreendedores’: Rony Meisler, da grife Reserva

Rony Meisler, 30 anos.

Sócio-fundador da Reserva, marca de roupas

Um dos nomes por trás da carioca Reserva, é Rony Meisler, de 30 anos, sócio e fundador da marca. Na conversa com a coluna, ele mostrou por que é um exemplo de jovem que conseguiu fazer de seu projeto de vida um negócio de sucesso. Confira.

Até 2003, o contato de Rony Meisler com moda era apenas como consumidor. Até que, enquanto praticava exercícios em uma academia na zona sul do Rio, reparou que cinco pessoas usavam shorts idênticos, da mesma marca, modelo e estampa. Fez-se a luz “Pensei: ou é um problema de demanda ou de demência. E concluí que ali existia uma oportunidade de negócio”, conta.

Em parceria com o amigo de infância Fernando Sigal, mandou confeccionar 600 bermudas e, às vésperas do Natal, pediu que os amigos comprassem e indicassem a outros amigos. Foi um sucesso. “Para descobrir fornecedores, olhava o CNPJ no avesso das roupas. A gente fuçava, dava o nosso jeito. Essa é a única forma de ser empreendedor no Brasil”, diz.

Apesar dos impostos excessivos e da dificuldade de encontrar bons fornecedores e mão-de-obra, Meisler e Sigal foram adiante. Pediram demissão (de uma conceituada consultoria e da empresa da família, respectivamente) e concentraram esforços na nova empresa.

Decidiram vender as peças em multimarcas ao invés de ter loja própria. “Se tivéssemos aberto lojas num primeiro momento, certamente teríamos falido. Nosso foco foi primeiro na divulgação da marca.”

A decisão mostrou-se acertada. E o negócio tornou-se tão promissor que, em 2006, outro amigo, Diogo Mariani (membro de uma poderosa família de banqueiros) ofereceu-se para se associar a Meisler e Sigal (atualmente, são seis sócios, que cuidam, cada um, de uma área estratégica da empresa). A empresa hoje soma 30 lojas próprias e 650 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

“Até hoje, eu acho que não entendo nada de moda. Mas isso importa pouco, porque o que a gente quer é traduzir uma mensagem, um estilo de vida. Acho que o nosso sucesso é fruto de pensar na Reserva como um conjunto de formas de expressar um estilo de vida, seja através de roupa, catálogo, atendimento, experiência, ou Internet. Por isso, não duvido que, em algum tempo, a marca possa se expandir para outros segmentos”, diz. Não dá mesmo para duvidar.

Números

Produção

Inicial: 600 peças (bermudas idênticas)

2011: 1,5 milhão de peças

Pontos de venda

Inicial: sacolas de roupas na casa de amigos

2011: 30 lojas próprias até o fim do ano e presença em 650 multimarcas, em 14 estados

A cartilha de Meisler

(3 Ingredientes do sucesso)

1-Começar pequeno

O negócio deve crescer de maneira sustentável. “Se tivéssemos começado com lojas próprias, teríamos falido”.

2-Relacionamento

“Nunca tivemos vergonha de pedir para os nossos amigos divulgarem a marca e recomendarem a outros amigos”.

3-Não se levar a sério

Rony já protagonizou vídeos que tiveram efeito viral. Em um deles, satiriza, na banheira de casa, a transex Luisa Marilac, hit na Internet. “Nós rimos de nós mesmos e essa espontaneidade se reflete na construção da marca”.

Por Paula Neiva

Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/gps/jovens-empreendedores/na-secao-jo...

Exibições: 208

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço