Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Juro ao consumidor cai em abril ao menor patamar desde 1995

SÃO PAULO - As taxas de juros das operações de crédito caíram em abril tanto para pessoa física como para empresas. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) foi a terceira queda no ano para pessoas físicas e a quarta para pessoas jurídicas e é o menor patamar desde 1995, quando a entidade iniciou a série. De acordo com o diretor de estudos econômicos da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira, a queda de juro promovida pelos bancos públicos e seguida pelas instituições privadas estimulou a competição no setor e foi um dos motivos que levaram à nova redução.

- Há quatro motivos para a queda dos juros no crédito. A redução da taxa básica de juros Selic, que está atualmente em 9% ao ano, em março e abril; a expectativa de que esta taxa continue caindo; a redução dos níveis de inadimplência e maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal promoverem reduções em suas taxas de juros, o que foi acompanhado pelas principais instituições financeiras privadas - diz Ribeiro de Oliveira.

Das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac, somente o juro do cartão de crédito se manteve inalterado. A taxa de juros média para pessoa física teve uma redução de 1,26%, passando de 6,33% ao mês em março para 6,25% em abril. Anualizada, a taxa equivale a pagar juro de 106,99% em 12 meses.

O juro do comércio caiu de 4,87% ao mês para 4,77% em abril; a taxa do cartão de crédito se manteve em 10,69%; o juro do cheque especial baixou de 8,34% para 8,28%. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) nos bancos passou de 1,97% para 1,94%; o empréstimo pessoal nos bancos caiu de 3,84% para 3,69% e o empréstimo pessoal em financeira baixou de 8,26% para 8,14%

Já a taxa de juros média para pessoa jurídica teve uma redução de 1,89%, passando de 3,70% ao mês em março para 3,63% em abril, o equivalente a 53,40%. Este é o menor patamar desde dezembro de 2009.

O diretor da Anefac adverte, entretanto, que apesar da taxa Selic ter caído de 11% ao ano em dezembro de 2011 para 9% (uma redução de 18,18%), a taxa média de juro para pessoa física teve uma redução de 6,84%, passando de 114,84% ao ano para 106,99% ao ano.

- Nossa expectativa é que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses com novas reduções da taxa Selic como pela maior competição no sistema financeiro, após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros - diz Ribeiro de Oliveira.

A Caixa Econômica Federal informou que abrirá, neste sábado, suas principais agências em todo o país para atender quem busca novas oportunidades de crédito. As unidades estarão abertas entre 9h e 16h. Segundo o banco, os demais serviços também estarão disponíveis, exceto penhor e movimentação em dinheiro nos guichês de caixas.

Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/juro-ao-consumidor-cai-em-abril-ao...



Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço