Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Juros altos prejudicam desempenho do varejo, dizem especialistas

Com taxa mais alta, consumo patina com alto endividamento das famílias e menor acesso a crédito.

Banco Central se reúne esta semana para definir taxa de jurosBanco Central se reúne esta semana para definir taxa de jurosFernando Frazão/Agência Brasil

A taxa de juros elevada tem impactado diretamente o comércio varejista brasileiro. Segundo dados divulgados pelo IBGE na quarta-feira (14), o mês de abril registrou variação positiva de 0,1% das vendas no varejo em comparação com o mês anterior, e de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2022.

O resultado veio abaixo das expectativas de pesquisa da Reuters, de 0,3% e 0,95%, respectivamente.

No mesmo dia, o presidente Lula e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, se reuniram com representantes do setor varejistas e, ao sair do encontro, Alckmin comentou o resultado divulgado pelo IBGE afirmando que “dados do varejo mostram prejuízo causado por juros altos“.

Embora a Selic seja a taxa básica de juros da economia, ela é responsável por influenciar diretamente todas as outras taxas de juros do país, inclusive as do comércio.

“Toda vez que os juros sobem, a tendência é de queda da demanda. Por isso, um dos fatores que afetam o varejo é a taxa de juros, não apenas a Selic, mas a taxa ao consumidor final”, explica Antônio Corrêa, professor de economia da PUC e ex-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Fábio Tadeu Araújo, economista e sócio-proprietário da Brain Inteligência Estratégica, diz que as vendas no varejo vieram abaixo das expectativas em abril principalmente por conta do alto endividamento das famílias brasileiras.

“Quando nós temos muitas famílias endividadas com os juros muito elevados, isso reduz a massa salarial disponível”, afirma. Além disso, ele também acrescenta que a diminuição do número de pessoas trabalhando no país também influenciou negativamente o número.

Para Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio-SP, a grande questão dos juros elevados é que eles dificultam o acesso ao crédito ao consumidor e acerto de contas de inadimplentes.

“Isso não quer dizer que o cenário do varejo esteja negativo, mas que as altas taxas impedem o crescimento mais forte do segmento”, comenta.

Além disso, Dietze acrescenta que os juros elevados têm deixado o comerciante brasileiro apreensivo, principalmente os proprietários de pequenos e médios negócios, que têm taxas ainda mais altas para contratar crédito de capital de giro e curto prazo para o pagamento de funcionários e fornecedores.

No que diz respeito à expectativa de redução da taxa de juros nos próximos meses, opinião dos especialistas ouvidos pela CNN é unânime — para eles, a queda da Selic deve ajudar a melhorar os números do varejo, mas não de forma imediata.

“O efeito [da queda dos juros] para o consumo é mais de médio e longo prazo, de cerca de pelo menos seis meses. Por isso, o impacto deve ser apenas para 2024”, afirma Dietze.

“As margens estão apertadas e o custo de crédito está alto, então essa redução de juros será muito bem-vinda para o comércio varejista”, finaliza.

A taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75% ao ano, e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne entre terça e quarta-feira (dias 20 e 21) desta semana para nova decisão sobre Selic. Segundo especialistas, a taxa ainda deve ser mantida nesta reunião, para um provável corte na reunião em agosto.

Amanda Sampaioda CNN

Em São Paulo

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/juros-altos-prejudicam-desemp...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço