Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Justiça determina que operadoras não podem vender celular bloqueado

Justiça determina que operadoras não podem vender celular bloqueado

Por InfoMoney

SÃO PAULO - A 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, determinou na semana passada que as operadoras de telefonia celular estão proibidas de vender aparelhos bloqueados aos consumidores.

De acordo com a determinação, em caso de descumprimento, as operadoras estarão sujeitas ao pagamento de multa diária de R$ 50 mil.

As operadoras alegaram que o consumidor sempre teve o direito de procurar a operadora que quisesse, pagando o valor total do aparelho. Para conceder determinados benefícios, as empresas alegaram que a operadora arca com o preço do aparelho e acabam por transportar determinados encargos para o mercado. Tal prática, conhecida como fidelização, é, segundo as operadoras de telefonia móvel, permitida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Sentença

Contrário à alegação das operadoras, o desembargador federal Souza Prudente, afirmou que “não vale a vontade do príncipe, mas a vontade do povo manifestada em lei”. Portanto, afirmou o relator, a tese de que Resolução da Anatel permite a prática da venda casada na forma do subsídio cruzado é equivocada. “O bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor”, completa.

Ao acompanhar o voto do relator, a desembargadora federal Selene Almeida destacou que não há como se aceitar cláusulas desse tipo. “Ao obrigar o consumidor a ficar fidelizado a determinado plano, está caracterizada a venda casada, uma afronta, pois, aos direitos do consumidor”, afirma, explicando que “o valor das mensalidades acaba por pagar, com sobras, os benefícios concedidos”, finaliza.

A decisão unânime, portanto, determinou que as operadoras de telefonia móvel se abstenham da prática de bloqueio técnico dos aparelhos celulares.

 

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço