Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Líderes empresariais pedem desoneração do custo da energia elétrica para setor industrial

Líderes empresariais pedem desoneração do custo da energia elétrica para setor industrial

Extraído de: jornaldebrasilia  

 

Após encontro organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na capital paulista hoje (20), dirigentes empresariais decidiram apresentar ao governo no dia 20 de agosto, entre outras propostas, a desoneração do custo da energia elétrica para o setor industrial. O pedido será encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), instância superior de aconselhamento do Plano Brasil Maior, lançado em agosto de 2011 pelo governo federal.

 

De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, espera-se que haja uma redução considerável do custo de energia . “Tem que ser uma redução forte, porque pequena não resolve o problema”, disse. Segundo o presidente da CNI, uma redução entre 10% e 15% seria satisfatória, mas alguns setores como o de alumínios precisariam de um ajuste maior, de 20% no mínimo. “É claro que gostaria que fosse bem acima disso, porque a energia brasileira hoje é a segunda mais cara do mundo”, disse.

 

Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), disse que os vencimentos das concessões do setor elétrico, que começam em 2015, podem resultar em redução de custos, “um dos elementos importantes para a competitividade industrial”.

 

Godoy também defende uma revisão dos impostos e encargos setoriais que incidem sobre a energia , como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Global de Reversão (RGR). Para ele, outros cortes, como no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), PIS e Cofins, também poderiam ajudar.

 

Além da questão da energia , investimentos na área da infra-estrutura foi discutido no encontro. O relançamento das concessões de estradas, liberação de novas autorizações para portos e ampliação das concessões de aeroportos serão importantes para o país.

 

Godoy avalia que, de modo geral, as medidas do Plano Brasil Maior dependem de maior estrutura no país. “Elas [medidas] são importantes, são pontuais, terão efeito, mas o efeito permanente se dará através de políticas mais estruturantes”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Exibições: 157

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 23 julho 2012 às 21:53

O empresariado brasileiro, vem à muito lutando contra as atitudes tendenciosas que fundamentam os  vinte cinco por cento (25%) de icms, para energia  elétrica.

Muitas decisões  foram  deteminada pelas  altas câmaras (STJ/STF), no entretanto a máquina governamental age de  forma estravagante e sem tato, em decisões tendênciosas, que destroem tudo aquilo que  se contava  como certo, para alíviar os  custos da produção. Os Têxteis são grandemente penalizados, vista que, a incidência de energia  elétrica por quilo produzido até o final do processo é bastante  expressivo.

O empresário nacional, não pode  pagar a  conta dos investimentos da  geração de  energia elétrica.

Espera-se  que  nesta atitude comentada, venhamos ter vitória no pleito relativo a desoneração.

Comentário de alfredo cardoso Neto em 23 julho 2012 às 21:31

Muito seria pouco, se só fosse excluido da conta de energia o ICMS, pago por fora, que de 25% vai as nuvens.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço