Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

LANÇAMENTO  DE  COLEÇÕES

 

INTRODUÇÃO

Toda indústria de confecção mantém-se no mercado renovando periodicamente seus produtos, total ou parcialmente, seja para acompanhar estações climáticas, definições da moda ou atualização tecnológica. Qualquer que seja a razão, a periodicidade e o volume desta renovação, é necessário um planejamento para o lançamento dos novos produtos no mercado, bem como de todo o material de apoio comercial. Para isto, elaboramos um passo-a-passo em que os executores devem pautar-se para prever todas as implicações do lançamento, e para que não haja surpresas na hora da venda, da produção e da contabilização dos resultados.

 

 

 

ATIVIDADES DA DIRETORIA

 

DEFINIÇÃO DO PRODUTO

 

Toda empresa deve ter o foco num segmento de produto e ou mercado. Normalmente ela nasceu com o produto, e sofre pequenas transformações ao longo de sua atividade, acompanhando a evolução dos tempos. Deve dedicar-se a uma especialidade, para que seja mais difícil a concorrência igualá-la, seja em qualidade, inovação, criatividade e preço. Ao definir-se, por certo serão consideradas todas as variantes de mercado e competição.

 

DEFINIÇÃO DA PERIODICIDADE DA RENOVAÇÃO

 

Dependendo do produto escolhido, do segmento de mercado que este produto atingirá, das variantes de moda, clima e tecnologia, a renovação deverá ocorrer em maior ou menor número de vezes em um determinado período. Há que se definir com antecedência, como regra estratégica, a data em que deverá acontecer cada lançamento.

 

DEFINIÇÃO DO TAMANHO DA COLEÇÃO

 

Novamente, avaliando o produto escolhido, o segmento de mercado, variantes de moda, clima e tecnologia, e acrescentando agora o número de coleções a ser lançado num período, deve ser definida a quantidade de modelos que devem compor cada coleção, de forma a cobrir todos os anseios do mercado no segmento, sem supérfluos que geram custos e pouca venda.

 

DEFINIÇÃO DA VARIEDADE DE MATERIAIS

 

Para que os responsáveis pela elaboração das coleções tenham parâmetros balizadores, deve ser definida uma quantidade máxima de diferentes materiais sobre os quais serão desenvolvidos os modelos. Esta quantidade deve ser o resultado de uma equação que contemple as variantes de quantidade de modelos e número de peças a serem vendidas, de forma a permitir um volume de escala para compra ou produção destes materiais.

 

DEFINIÇÃO DA FAIXA DE PREÇO

 

Embora a definição do produto passe por uma avaliação do mercado e da faixa de preço que ele absorve, fatores condicionantes alteram esta faixa a cada período, como conjuntura econômica, estação climática, evento associado, que pedem uma revisão dos valores máximos de custo para os produtos.

 

DEFINIÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING

 

A postura da empresa frente a ações de marketing influi diretamente no posicionamento criativo dos responsáveis pela coleção. Se a empresa optar por um marketing passivo, nunca deverá lançar produtos de vanguarda, sob pena de não obter retorno no investimento. O oposto também é verdadeiro. Uma empresa com marketing pró-ativo deve fugir dos produtos inspirados nos concorrentes.

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço