Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lavanderias de todo o Brasil já estão sendo certificadas para garantir qualidade dos serviços e preservação do meio ambiente

Fonte:|bagarai.com.br|

Sindicato das Lavanderias do Estado de São Paulo, Sindilav, já tem empresas inscritas, em fase de certificação. Podem participar empresas de todo o Brasil

O Sindilav – Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região, que reúne 3,6 mil empresas de um importante setor do País – já está analisando documentos e práticas de lavanderias que buscam por sua certificação, lançada no final de 2010. Já procuraram pela entidade empresas dos setores industrial, hospitalar e de jeans.

“Esperamos certificar as primeiras empresas em dois meses”, diz José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.

A Certificação do setor faz parte do Programa da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias (PQMS-L). Ganharão tal chancela as empresas que cumprirem os requisitos do programa – comprovados após auditoria. Trata-se de uma parceria entre o Sindilav e a Anel – Associação Nacional das Lavanderias. Podem participar lavanderias de todo o Brasil.

Preparado pela consultoria LCN Gestão Empresarial (Estruturação das Especificações), pela Certificadora Internacional RINA (Estruturação do Programa de Certificação e Auditorias) e supervisionado pelo Sindilav e Anel – Associação Nacional das Empresas de Lavanderia – o PQMS-L foi estruturado conforme requisitos de certificação internacionais. Tem como principais objetivos:

* Prover, num único programa, estruturado com base nas três normas consagradas no mercado (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS SAS 18001) e adaptado ao segmento de lavanderia, uma certificação e utilização de um selo setorial correspondente para os associados que estejam em conformidade aos requisitos;
* Disponibilizar aos associados uma ferramenta de gestão única que atenda, de forma imediata, aos requisitos de fornecimento estabelecidos pelo mercado, facilitando negociações e obtenção de contratos pelas lavanderias;
* Ampliar a gestão da qualidade, ambiental e de SSO das lavanderias participantes, melhorando sua competitividade, desempenho, reduzindo custos operacionais e, consequentemente, ampliando sua margem de lucro;
* Melhorar a imagem das lavanderias e do segmento junto ao mercado comprador.

As lavanderias que adotarem o PQMS-L receberão a auditoria da certificadora Rina, que avaliará a conformidade de sua implementação e gestão dos requisitos. O resultado positivo permitirá a emissão do certificado, além da concessão do uso do selo SQS – Selo de Qualidade e Sustentabilidade. São três níveis: ouro, prata e bronze.

O selo ouro indica que a lavanderia aplicou integralmente os requisitos do Referencial Normativo PQMS-L. A de prata, que alguns itens considerados necessários para demonstrar a melhoria e desempenho do Sistema de Gestão da lavanderia foram implantados. Já o selo bronze representa que somente os requisitos considerados obrigatórios para a operação básica das lavanderias – como atendimento a exigências legais, manual de gestão e recursos mínimos – foram atendidos.
Certificação é necessidade de mercado

Durante 30 meses, integrantes da diretoria do Sindilav e da Anel trabalharam na regulamentação do Programa da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias para atender às novas necessidades dos clientes, tanto domésticos como industriais. “As exigências são bastante complexas e abrangentes. Incluem desde a adequação e comprovação do atendimento aos requisitos legais do Programa até a manutenção dos níveis da qualidade de serviços prestados, passando pela gestão apropriada de consumo e reutilização de recursos como água e energia e da destinação adequada de resíduos do processo industrial”, explica o presidente do Sindilav, José Carlos Larocca.

Clientes corporativos têm exigido a adoção de programas de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) dos funcionários das lavanderias contratadas e de qualificação, principalmente para minimizar os riscos da terceirização de atividades adotada por muitas lavanderias. Nesse sentido, os empresários têm buscado alternativas como a certificação de Sistemas de Gestão conforme as normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS SAS 18001 (Gestão da SSO). “Apesar de serem amplamente reconhecidas pelo mercado, poucas são as lavanderias que detêm todas essas certificações e nosso objetivo é ampliar e incentivar essa prática”, relata Larocca.

A preocupação com sustentabilidade e qualidade já faz parte da pauta do sindicato há pelo menos sete anos. Antes, Sindilav e Anel desenvolveram um processo próprio de auditoria, por meio do qual um técnico analisava as operações. “Embora se tratasse de uma medida de grande seriedade, para o mercado o processo não passava credibilidade suficiente. Foi então que surgiu a ideia de contratar um organismo certificador com respaldo nacional”, ressalta o dirigente.

Antes do lançamento oficial da Certificação, foi realizado no primeiro semestre um treinamento para o PQMS-L, do qual participaram os responsáveis pela implantação do sistema nas lavanderias domésticas ou industriais da base do Sindilav. Os participantes receberam informações sobre o Sistema de Gestão Integrada bem como sobre aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos de segurança, entre outros temas. “A adesão é voluntária, porém acreditamos que, a partir do lançamento, várias lavanderias queiram executá-la até para fidelizar clientes e conquistar novos, principalmente entre grandes empresas. Nossa intenção é mostrar que o setor é maduro, responsável e está preocupado com as correntes de sustentabilidade e de participação com qualidade e eficiência”, comenta Larocca. “Certamente, será um marco no setor”.

Os associados interessados poderão obter todos os detalhes do PQMS-L acessando um ícone específico no site do Sindilav ou contatando diretamente o sindicato.
Conheça o Sindilav

O Sindilav foi fundado em 1941, em São Paulo. Representa mais de 3.600 lavanderias em 377 municípios do Estado de São Paulo. Nos últimos seis anos, o Sindilav assumiu uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados. Tendo como foco os empresários do segmento de lavanderia, atua para contribuir para a redução de custos administrativos desses estabelecimentos, além do aperfeiçoamento profissional dos funcionários e atualização tecnológica da operação. É filiado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio/SP.

Como todo sindicato patronal, sua atividade está voltada para os macrorrelacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades legalmente constituídas e, especialmente, o público consumidor. Nesse sentido, na área do governo federal, mantém constante envolvimento com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE (por meio de seu órgão regional, a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo – SRT/SP), objetivando a implementação de normas relativas às questões de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

O Sindicato oferece aos associados assessoria jurídica trabalhista e cível, convênio com o Sesc do Brasil – para usufruir de programas educativos, culturais de lazer e esportes – e promove palestras gratuitas nas áreas técnica e trabalhista. Permite ainda que o associado tenha poder de voto em Assembleias Gerais que decidem importantes questões – em geral, solução de problemas e criação de novos meios de expansão e melhora da atividade de lavanderia.
Diretoria Executiva do Sindilav

* José Carlos Larocca (Presidente)
* Edson Di Nardi (Vice-presidente)
* Rui Torres (Diretor Administrativo)

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço