Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lojas Americanas se mantém inovadora e em crescimento aos 90 anos

Lojas Americanas se mantém inovadora e em crescimento aos 90 anos

Vencedora da dimensão Varejo do anuário Época NEGÓCIOS 360º, a Americanas cumpre o plano de inaugurar 800 lojas em cinco anos e cresce também no mundo digital e das entregas rápidas.

Tetracampeã de Varejo, a Lojas Americanas recebe o prêmio pelo desempenho no ano do seu 90º aniversário. Em 2019, a companhia cumpriu o desafio do programa “85 anos em 5, Somos mais Brasil”, lançado em 2014, de abrir 800 lojas nos cinco anos seguintes — ou, “simplesmente”, quase dobrar de tamanho.

Pois a empresa abriu 806 lojas para chegar a uma rede com 1,7 mil. Além disso, celebrou outra conquista perseguida por três anos, como lembra o presidente, Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez: obter caixa positivo de R$ 189,9 milhões na plataforma digital. Chegou com sucesso, assim, a um modelo híbrido de lojas físicas e plataformas digitais. “Utilizamos o lema ‘Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar’ para guiar nossa visão e decisões, de modo a tornar o Universo Americanas relevante no dia a dia dos clientes”, afirma Gutierrez.

Para entender o lema e as conquistas de 2019 é preciso conhecer o significado do Universo Americanas, controlado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, sócios também na AB InBev — maior cervejaria do mundo —, no Burger King e na Heinz. O Universo Americanas tem quatro principais estrelas: a empresa-mãe Americanas, detentora das lojas físicas; a B2W Digital, de e-commerce, com americanas.com e Submarino; a IF Inovação e Futuro, constituída como empresa para criar negócios disruptivos e potencializar oportunidades; a fintech Ame, de pagamentos digitais e negócios, uma das primeiras iniciativas da IF; e a Let’s, de logística e distribuição, também originada na IF.

Percebe-se como o lema da Americanas pode ser cumprido a partir da evolução daquelas estrelas e da inovação, dimensão na qual a empresa é a primeira no Varejo. É o caso da Ame, cujos negócios foram acelerados em 2019. “Ela já é aceita em 100% das lojas físicas da Americanas, todos os sites da B2W [Submarino e americanas.com são também marketplaces] e mais 1,7 milhão de estabelecimentos”, afirma o CFO, Carlos Padilha.

Outras novidades chegaram com o selo Ame, como destaca Padilha. Ame Go é um novo formato de loja, no conceito “pegou levou”, pelo qual o cliente faz a compra autonomamente, sem vendedores, sem fila nem checkout. Ao entrar na loja, ele usa o aplicativo da Ame, seleciona os produtos e o valor é debitado na sua conta. Chegou em 2019, também, a Ame Flash, pela qual estão conectados 20 mil entregadores independentes. A proposta é entregar produtos das lojas físicas da Americanas e dos comerciantes do B2W em até duas horas. Em dezembro, a Americanas comprou as startups Pedala e Courri para entregas rápidas e sustentáveis, por bicicletas e patinetes.

E para cumprir a proposta de ser cada vez mais relevante na rotina dos clientes, a Americanas tem planos de expansão nada tímidos. A intenção é conseguir, até 2022, um crescimento de 40% na receita bruta das lojas físicas em relação aos números de 2019. Na plataforma digital, a meta é ter um tamanho duas vezes maior no mesmo período. O mercado parece ver com bons olhos os planos. Em julho de 2020, a Americanas captou R$ 7,9 bilhões em lançamento de ações, e a demanda pelos papéis foi muitas vezes maior.

Fonte: Época Negócios

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço