Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Longinus Timochenco: ‘a todo momento temos que provar que podemos’

No Dia da Consciência Negra, executivo fala de desafios e opina como o setor de TI pode ser mais inclusivo.

Longinus Timochenco, CISO do KabumLonginus Timochenco, CISO do Kabum. Foto: Divulgação

Ainda que as empresas prometam ações de inclusão e diversidade, a presença de pessoas negras ainda é irrisória no mercado de tecnologia. De acordo com a pesquisa Carreira na TI, realizada pela IT Mídia, apenas 4% dos respondentes afirmam ser negros, contra 75% de brancos, 18% pardos e 3% amarelos.

Além disso, o levantamento Diagnóstico comportamental dos profissionais de TI, também da IT Mídia, dois terços dos negros dizem não estar felizes em seu emprego atual. Brancos e pardos são os mais felizes e engajados. Por outro lado, entre os que mais recebem abordagens para propostas de trabalho com frequência se destacam os negros com um terço dos respondentes.

No Dia da Consciência Negra, o IT Forum convidou Longinus Timochenco, CISO do Kabum, para falar de sua vivência como um homem negro no mercado de tecnologia. Apenas esse ano, o executivo ficou entre os TOP 10 CISO no Brasil e ficou entre os TOP 100 Global CISOs Awards 2022, prêmio em que viajou aos Estados Unidos para receber. Ele foi o único representante brasileiro e competiu com milhares de candidatos. Os juízes analisaram diferentes soft skills, inclusive em aspectos de inovação e capacidade de comunicação com o board.

Ainda assim, ele afirma ser desafiador se manter como um profissional de alto nível. “A todo momento temos que provar que podemos, somos bons suficiente para estarmos onde estamos, que somos humanos e sentimos como todos. Isso cansa e desgasta demais.”

Confira os melhores momentos da conversa:

IT Forum: Como é ser uma pessoa negra em um setor tão branco?

Longinus Timochenco: Desafiador ainda nos dias de hoje. Racismo é a discriminação social baseada na falsa ideia de que a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras.

O racismo é um problema tanto em nações emergentes, como nas desenvolvidas, principalmente camuflado de xenofobia. Temos que trabalhar na base o nosso autoconhecimento, confiança para lidar com as situações adversas.

IT Forum: Você observa a sua presença como positiva por indicar mudança ou ainda é negativo por acentuar como, infelizmente, a presença de negros é rara?

Longinus Timochenco: Só acredito na mudança quando realmente conhecermos os tipos de racismos existentes e como combatê-los na base! Tipos de racismo, como:

1.      Racismo estrutural
2.      Racismo institucional
3.      Racismo individual
4.      Racismo cultural
5.      Racismo ecológico ou ambiental
6.      Racismo recreativo (É o racismo presente no entretenimento, geralmente associado ao humor)
7.      Racismo Reverso (exemplo de racismo reverso seria a discriminação de pessoas brancas por pessoas negras)

Entendo as mudanças e transição, mas ainda estamos muito longes para o ideal. Temos que trabalhar essa questão nas famílias, nós somos diariamente formatados embutindo o preconceito sem percebermos.

IT Forum: Você vê mudanças no mercado? É otimista no longo prazo?

Longinus Timochenco: Vejo tentativas de mudanças, melhorou consideravelmente referente as últimas décadas, mas entendo que a mudança efetiva ainda é longo prazo. Os negros são inseridos até um certo ponto, os que conseguem atingir os níveis mais altos é por sua própria superação.

IT Forum: O que está sendo feito nas mudanças é o suficiente para promover inclusão? O que falta?

Longinus Timochenco: Não são o suficiente, pois não estamos tratando e considerando essas mudanças na base, que é na família! Inclusão está no coração e não no cargo que eu assumo.

Vejo diversos exemplos escravidão velada, racismos em todos os lugares como: bancos, estádios, corporativo, não podemos correr nas ruas que somos confundidos com bandidos, ao se sentar em algum lugar público automaticamente o branco rico se levanta, percebo também que o negro bem sucedido incomoda. Não podemos nos enganar e pensar que o que estamos fazendo é o suficiente. Não estamos tratando na base e causa raiz.

IT Forum: Quais iniciativas você diria que são positivas?

Longinus Timochenco: Vejo muito mais negros hoje nas TVs, cotas para universidade, entre outros. Mas ainda é muito pouco pelo tamanho do problema. Você vê negros em altos cargos, executivos, conselho diretivo e funções no país?

Lembrando que estamos tratando algo muito crônico, estamos longe da real e ideal evolução em nossas vidas

IT Forum: Quais outras personalidades negras te inspiram?

Longinus Timochenco: Pelé, Zumbi dos Palmares, Dandara (esposa do Zumbi, participou da resistência contra o governo português lutando ao lado das tropas que defendiam o Quilombo dos Palmares), Aleijadinho (escultor e arquiteto), Machado de Assis (escritor, jornalista e poeta), Nilo Peçanha (presidente da República), Grande Otelo (ator e cantor), Nelson Mandela,  Martin Luther King,  James Brown, Michael Jackson, Spike Lee, Ray Charles, Denzel Washington, Lázaro Ramos, entre outros demais queridos irmãos e também brancos que lutam por todos nós.

IT Forum: Você ainda sente preconceito nos ambientes em que atua?

Longinus Timochenco: Sim e com grande frequência. A todo momento temos que nos provar que podemos, somos bons suficiente para estarmos onde estamos, que somos humanos e sentimos como todos. Isso cansa e desgasta demais.

Entre ações que poderiam combater ao racismo estão:

Forte atuação de educação para as famílias. Esse é um trabalho periódico;

Reconhecer que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adotar uma postura institucional antirracista;

Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão;

Promover atividades formativas com foco na redução de preconceitos e estereótipos de raça;

Encorajar a comunidade negra a não silenciar, reagir, dialogar de igual para igual, valorizar o conhecimento, incentivar ao crescimento, questionar e prover amor ao próximo;

Incentivar toda sociedade a combater o racismo e denunciar.

Racismo se combate com inteligência, abrangência e profundidade. E para fechar quero destacar e reforçar, que enquanto nós humanos não resolvermos situações crônicas como essa, não daremos o próximo passo a nossa evolução humana, ficaremos andando em círculo gerações a gerações até nos resolvermos, acreditem

esse é o nosso aprendizado.

Laura Martins

https://itforum.com.br/noticias/longinus-timochenco-a-todo-momento-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço