Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

COMENTÁRIO: A diabetes  tipo  2 é uma doença  em franco crescimento  no planeta : idade; stress; sedentarismo, consumo de  açucar  e  amidos alvejados  (  remove micronutrientes) ;  má alimentação em geral;consumo de  gordura  animal; consumo  de   alcool  em excesso, entre outros fatores. Nesta patologia  os pés  são especialmente vulneráveis , sendo que  os  diabéticos devem prestar  especial tendo muito cuidado  cortar  as  unhas do pé ( desinfete logo!!). Devem usar  calçados  especiais  ou cuidadosamente escolhidos  quen não apertem .Nunca andem descalços  mesmo em casa. O controle  de glicemia  é  essncial: quanto mais cedo  vc descobre  seu problema masi fácil fica controlar  a  glicemia e  evitar  terríveis consequências  que vão da  cegueria  a  amputação. Este novo tratamento pode  salvar  muita  gente de  amputação!

Nota: trabalhei muito com luz  ultravioleta  na cura  de resinas!

 

 

 

 

Luz evita amputação de pé diabético

29 de outubro de 2012 | 3h 05

 

MARIANA LENHARO - O Estado de S.Paulo

Um técnica experimental que utiliza a fototerapia para tratar pés diabéticos tem se mostrado eficaz para evitar amputações. Cerca de 90 pacientes já passaram pelo tratamento no Hospital de Ensino Anchieta, em São Bernardo do Campo. A iniciativa é resultado de um projeto do médico João Paulo Tardivo, autor da técnica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.

Tardivo, que já desenvolvia trabalhos com fototerapia, teve a ideia de aplicá-la em diabéticos ao atender pacientes que não tinham alternativa além da amputação. Por apresentar uma diminuição da sensibilidade dos pés por causa da neuropatia periférica, o diabético não sente dor e, portanto, não percebe quando o membro inferior sofre lesões. Além disso, a deficiência circulatória e a baixa imunidade associadas à doença fazem com que o ferimento não se cure naturalmente.

Dos 18 pacientes atendidos por Tardivo que já apresentavam osteomielite - quando a infecção atinge os ossos e existe a indicação de amputação - 17 puderam manter o membro. Nesses casos, o antibiótico não é eficaz, pois não chega às bactérias instaladas nos ossos.

No tratamento em teste, a luz tem o papel de provocar uma reação fotoquímica com o oxigênio presente nos micro-organismos, levando à produção de radicais livres, que destroem mesmo as bactéria resistentes.

Para chegar ao centro da infecção, Tardivo introduz um cabo de fibra ótica dentro da ferida. Para conduzir a luz ao interior das bactérias, é utilizada uma substância fotossensível: o azul de metileno

Exibições: 139

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço