Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Maioria dos aposentados depende da previdência pública

Fila na Previdência Social (foto ABr) Fila na Previdência Social (foto ABr)

Nove em cada dez aposentados dependem da previdência pública para o próprio sustento, de acordo com a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o instituto Datafolha.

A pesquisa feita anualmente em parceria com o Datafolha mostrou mais disposição das pessoas para economizar e para investir e também um interesse maior em conhecer produtos financeiros. E o período de isolamento social acelerou a transformação digital que já vinha ocorrendo.

O estudo que ouviu 5.818 pessoas com 16 anos ou mais de todas as classes sociais nas cinco regiões do país, com recortes também por geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, 4% dos ouvidos contam com a renda do próprio trabalho e 3% com previdência privada. Já entre quem ainda não se aposentou, 51% acreditam que vão precisar do INSS quando chegarem nessa fase da vida, uma redução de quatro pontos percentuais em relação ao patamar do ano anterior. Os demais entrevistados declararam que esperam depender do próprio salário (22%), de aplicações financeiras (12%) e da previdência privada (6%).

Muitos esperam não depender, mas quase todos acabam precisando do INSS no momento de se aposentar. Por isso, a educação financeira é tão importante, com a organização do orçamento doméstico pensando também no ‘eu do futuro’ para quem tem condições financeiras de se planejar”, afirma Marcelo Billi, nosso superintendente de Educação.

Reserva financeira

O Raio X do Investidor aponta ainda que, entre os “não aposentados”, 18% começaram uma reserva para a aposentadoria e outros 58% ainda não, mas pretendem. E 24% não começaram e nem pretendem fazê-lo. Outro achado relevante é que 61% pretendem se aposentar entre os 50 e os 69 anos, patamar semelhante ao do ano anterior (63%). Já outros 6% consideram que só conseguirão se aposentar a partir dos 70 anos, com uma redução de dois pontos percentuais nessa mesma base de comparação.

A pesquisa Raio X do Investidor brasileiro integra a agenda de serviços do Anbima em Ação, um conjunto de iniciativas que a Associação elegeu como prioritárias para o biênio 2023/2024. As entrevistas aconteceram entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

https://monitormercantil.com.br/maioria-dos-aposentados-depende-da-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço