Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Manifestantes são 'filhos rebeldes' de Lula e Dilma

Um artigo de opinião publicado no portal do jornal espanhol El País diz que os protestos que sacodem o Brasil são os "filhos rebeldes" do ex-presidente Lula e da atual mandatária Dilma Rousseff.

Lula e Dilma

Lula e Dilma devem querer dialogar com 'filhos rebeldes

"Lula e Dilma são como pais que se sentem orgulhosos de ver seus filhos saírem da penúria, ingressarem na universidade e poderem levar no bolso um celular e as chaves de uma moto ou de um carro", diz o artigo, assinado pelo correspondente Juan Arias.

"Os filhos cresceram, começaram a saber mais coisas da vida e da política de seus pais, e a dominar melhor que eles (os pais) todos os labirintos endiabrados da tecnologia da informação moderna".

Em sua analogia, Arias diz que, ao crescerem, "os filhos" começaram a fazer perguntas ao pais e, "pior", começaram a discordar deles.

"Chegaram ao extremo de reclamar do que ainda não tinham ganhado ou de que o que tinham estava estragado, diziam que o brinquedo não funcionava bem".

O texto menciona que Lula chegou a elogiar o sistema de saúde do Brasil com uma frase que "hoje ele preferiria esquecer". Segundo o artigo, em uma ocasião, o ex-presidente teria dito que o sistema teria chegado "quase à perfeição" e que no Brasil "algumas pessoas tinham até vontade de ficar doentes para desfrutar de um hospital".

"Os filhos um dia foram a esses hospitais e viram que era melhor estar saudáveis", diz o texto.

'Precisamos ouvi-los'

O artigo do El País ainda diz que os "filhos", que "subiam nos ônibus pagando caro, sendo empurrados, alguns tentando entrar pelas janelas, 'eles' com perigo de serem assaltados e 'elas' abusadas sexualmente, em vez de alegrarem-se com os estádios de primeiro mundo começaram a dizer que poderiam abrir mão da Copa, mas não de transportes, escolas, e hospitais dignos".

O texto diz que a reação da presidente, que afirmou na terça-feira que o governo "está atento às vozes que pedem mudanças", se assemelha ao tom de pais que, quando conversam sobre os filhos que se rebelam, dizem entre si: "precisamos ouvi-los".

O correspondente estima que todos esses assuntos que foram levantados durante os protestos devem ter dominado o encontro de Dilma e Lula na terça-feira à noite.

"Sem dúvida, Dilma e Lula terão saído do encontro com essa vontade de escutar, de dialogar com os filhos rebeldes", diz o artigo, acrescentando que o temor agora é de que talvez os filhos já não queiram conversa e prefiram falar por si mesmos.

"É um momento difícil e ao mesmo tempo apaixonante que o Brasil atravessa. Os aspectos positivos dos protestos que já abraçam quase o país inteiro poderiam servir de exemplo aos países vizinhos".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/06/130619_imprensa_el...

Exibições: 478

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 21 junho 2013 às 9:03

O texto menciona que Lula chegou a elogiar o sistema de saúde do Brasil com uma frase que "hoje ele preferiria esquecer". Segundo o artigo, em uma ocasião, o ex-presidente teria dito que o sistema teria chegado "quase à perfeição" e que no Brasil "algumas pessoas tinham até vontade de ficar doentes para desfrutar de um hospital".

Comentário de Oscar da Silva em 20 junho 2013 às 22:46

Ora, ora. Falam tanto de mensalão sem saber pra que serve.

Serve para comprar, seduzir, subornar, varejar, aliciar, embaucar, corromper, estipendiar, peitar, adulterar, conspurcar, perverter, prostituir, viciar, violar, chatinar e transviar sabe quem???

O corrompível, o seduzível, o subornável, o aliciável que você colocou no plenário com seu voto.

Resumindo: - Não há corrupção sem um corrompido. Não há um suborno se não houver um sobornado. Não haverá necessidade de nada disso no dia em que  vc aprender a votar.

E esse dia já chegou. Nunca eu poderia imaginar que um dia antes da primeira manifestação, conversava com o Petrúcio que qualquer cidadão portenho tem uma panela toda amassada para fazer seus "ollas" para reinvidicar ou discordar de qualquer ato do governo - com o "panelaço".

O Petrúcio disse então que, se fizessem isso aqui, iria acabar na balada e ri achando que viraria "baladaço". No dia seguinte, ecludiu o que agora se vê. Ô bôca santa a nossa, em Petrúcio?

Agora sabemos que não somos um bando de vaquinha de presépio. Agora sabemos que nem de panelas precisamos... só precisamos separar o joio do trigo. O trigo é o professor universitário que ganha menos que o engraxate no planalto, o cientista renomado que ganha menos que o garçom do Renam, o juíz que... o cardiologista que ganha menos para salvar sua vida que sua empregada para limpar sua privada. O joio são os baderneiros, os vândalos, os ladrões e os políticos que se aproveitam de um ATO SOBERANO DO POVO BRASILEIRO, para se locupletar, vilipendiar, deturpar.

Quem me conhece sabe que que não gosto de desrespeito com um signatário colocado no cargo supremo de uma nação, pelo seu povo - saiba ele votar ou não. Isso não se trata de desrespeito ao cargo, ao título, à pessoa. Se trata de DESRESPEITO AO PAÍS E AO POVO QUE O COLOCOU LÁ, PERANTE A OPINIÃO PUBLICA INTERNACIONAL. E, no meu ver, um povo que não respeita seu próprio governante, NUNCA TERÁ O RESPEITO DE NINGUÉM NO MUNDO.

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 20 junho 2013 às 15:52

A reunião deve ter sido para combinar outras obras faraonicas, para poderem continuar a roubalheira.

Ou alguem acredita que acabou os mensalões?

Comentário de luis carlos em 20 junho 2013 às 9:49

Na Folha de São paulo comenta hoje que o PT vai pra rua junto com os manivestantes ,sao cara de pau mesmo isso e coisa do Lula pra tentar mudar a imagem deste partido que esta destruido nosso Brasil

Comentário de Oscar da Silva em 19 junho 2013 às 21:37

Tem BRASILEIRO que vai prá rua, legitimamente pedir mudanças - tenha votado contra ou a favor da situação (Dilma, Lula, PT).
Tem gente da oposição que aproveita o movimento desses BRASILEIROS e os transformam em "massa de manobra".
Tem gente do PCC, CV e outros que se infiltram nesses movimentos.
Tem gente vagabunda, ladrão de varal, saqueador de loja que coloca uma máscara e vai aproveitar o movimento para "se dar bem" (ontem vi dois caras e um menor com 9 (nove) televisores digitais).
Tem gente que sai do trabalho e vai marchar pedindo o fim da corrupção e no meio do caminho, tenta impedir o vandalismo dos baderneiros ...

Tem gente que corajosamente fica atrás dum notebook e, só detrás do notebook, consegue colocar prá fora suas opiniões. E tem gente idiota igual a mim, que ao invés de estar nas ruas, pe...

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço