Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Marca holandesa recolhe camisetas do Brasil com palavrão

Linha de roupas da grife CoolCat, da Holanda, trazia a estampa da bandeira do Brasil ao lado da palavra "merda"

Camisa da Coolcat com palavrão e bandeira do Brasil

Camisa da Coolcat com palavrão e bandeira do Brasil

Camiseta da Copa com apelo sexual é vendida pela Adidas na internet

Camiseta da Copa com apelo sexual é vendida pela Adidas na internet

São Paulo - Depois do recolhimento de camisas da Adidas acusadas de incitar o turismo sexual no Brasil, mais uma marca suspendeu as vendas de roupas com piadas controversas relativas à Copa do Mundo de 2014.

A grife CoolCat, da Holanda, anunciou que irá encaixotar uma linha de camisetas com a estampa da bandeira do Brasil ao lado da palavra "merda", em caixa alta. O lançamento virou alvo de protestos azedos de brasileiros nas redes sociais.

Além do Brasil, outros países também ganharam estampas polêmicas. A bandeira da Inglaterra recebeu a inscrição "bastards", e a da Espanha foi associada à palavra "putas".

Em comunicado divulgado em sua página no Facebook, a Coolcat afirma ques supenderá a venda das peças até segunda ordem. Segundo o texto, a ideia das camisetas era usar "a linguagem do povo e dos próprios jovens", remetendo ao ambiente de um jogo de futebol.

A empresa afirma ainda que "respeita a diversidade multicultural" e as frases "não devem ser nunca interpretados de maneira pessoal ou discriminatória". A camisa já não está disponível na loja virtual da grife. 

Adidas - Em fevereiro, a Adidas protagonizou uma saia-justa semelhante com uma coleção associada ao Brasil. Repletas de conotação sexual, as camisetas tinham estampas com desenhos de mulheres de biquíni e corações simulando um bumbum com fio dental, acompanhados do texto "looking to score", um trocadilho em inglês com fazer gols e conquistar mulheres.

A linha de produtos ligou o alerta do Planalto.  A presidente Dilma Rousseff foi ao seu perfil no Twitter declarar que o pais está pronto para combater o turismo sexual durante o Mundial da Fifa. "O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil", postou na rede social.

Depois da forte reação negativa do governo e de consumidores, a marca alemã suspendeu a venda das camisetas.

 

Exibições: 1001

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço