Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Onde investir em 2011
Matérias-primas - Novas subidas em 2011
O milho vai ocupar o trono dos produtos agrícolas no próximo ano. Vindos de outros sectores, juntam-se-lhe o cobre, o petróleo e o ouro. Os líderes das valorizações de 2011 já estão seleccionados.
O ano corrente foi positivo para a generalidade das matérias-primas, mas o movimento de subida não deverá ficar por aqui. Muitas são as casas de investimento que prevêem uma continuação da tendência em 2011. Nalguns casos, como o do cobre, esperam-se novos máximos históricos. Para o petróleo, o patamar dos 100 dólares é quase certo. E o ouro deve subir pelo 11º ano consecutivo.

Em 43 matérias-primas, apenas seis desceram no acumulado do ano até 6 de Dezembro, dizem as contas dos analistas do Barclays Capital (BarCap). Entre as maiores valorizações está o algodão (87,7%), gás natural do Reino Unido (86,4%), paládio (83,7%), prata (76,5%), trigo (54%), café (53,5%) e estanho (50,3%).

Não há dúvidas, sublinham os estrategas da entidade britânica, que a agricultura foi o sector das matérias-primas mais forte este ano. E em 2011, prognosticam, os fundamentais da procura continuarão a melhorar, neste e noutros sectores das "commodities", com várias matérias-primas preparadas para fixarem novos máximos. Os receios em torno da dívida soberana teriam de agravar-se muito mais ou o crescimento da China teria de abrandar muito mais depressa do que o previsto para a tendência de subida dos preços não se confirmar, argumenta o BarCap.

Comecemos pelos metais. Para os analistas do Bank of America Merrill Lynch, a aposta vai para o ouro, prata, platina e cobre. O ouro, além de beneficiar do seu estatuto de valor-refúgio, será também sustentado pela diversificação das reservas por parte dos bancos centrais, diz o banco de investimento norte-americano.

Também o Goldman Sachs considera que a escalada do ouro continuará em 2011, mas avisa: "prepare-se para que em 2012 atinjam o pico". Os analistas do Barclays Capital (BarCap) - que colocam o petróleo, cobre e milho entre os melhores desempenhos gerais de 2011 - estão igualmente positivos no metal amarelo, no curto prazo, uma vez que o risco da dívida soberana, as incertezas macroeconómicas, os receios em torno da estabilidade cambial e de inflação no médio prazo, bem como as tensões geopolíticas, continuam a alimentar o apetite dos investidores. Ainda nos metais preciosos, o banco suíço UBS privilegia os metais do grupo da platina, em especial o paládio.

Nos metais industriais, a preferência do Goldman Sachs vai para o cobre, que poderá chegar aos 11 mil dólares por tonelada. Zinco, alumínio e níquel completam o leque dos mais "apetitosos" para este banco. De acordo com o BarCap, o cobre e estanho deverão atingir novos máximos históricos, sendo assim os seus dois "picks" no grupo dos metais industriais. Logo a seguir, escolhem o níquel e alumínio.

E quanto às matérias-primas agrícolas? A opinião é unânime: será o milho que vai reinar em 2011, sendo essa a exposição preferida da maioria. A penalização das colheitas no Hemifério Sul devido ao fenómeno climatérico La Niña é um dos potenciais factores de subida dos preços.

Os analistas do ramo de investimento do Barclays estão também positivos - tal como o Goldman - para o algodão, porque a oferta é apertada, os inventários diminuíram e as quotas de exportação limitam a oferta da Índia. Mas este é o único produto dos mercados agrícolas para o qual o BarCap não prevê uma procura recorde.

Já para o petróleo, os estrategas do Goldman estimam que o crescimento da procura mundial se manterá forte, acima dos dois milhões de barris por dia. O Barclays Capital faz a mesma previsão quantitativa e destaca que será a segunda vez em 30 anos que isto acontece. Os países não-OCDE vão ser o maior motor de crescimento da procura de crude em 2011.




Em alta

Ouro brilhará pelo 11º ano seguido

Ouro, cobre, petróleo e milho. Um quarteto de peso em 2011 pelo lado das valorizações, segundo a opinião generalizada das maiores casas de investimento.

Para o ouro, o Goldman Sachs estima umpreço-alvo de 1.690 dólares por onça para daqui a 12 meses, por força também da manutenção das taxas de juro norte-americanas em níveis baixos. "Mas quando olhamos para 2012, reiteramos que o metal amarelo, aos preços actuais, continua a ser muito atractivo, mas não é um investimento para o longo prazo. Prevemos um preço médio de 1.700 dólares por onça em 2012, mas é prudente os investidores prepararem-se para ser o ano do pico", sublinham.

Já no que diz respeito ao petróleo, daqui a 12 meses o WTI [crude de referência dos EUA] deverá estar nos 105 dólares por barril e o Brent, negociado em Londres, nos 103,5 dólares, segundo o "outlook" do Goldman Sachs.

Nos cereais, é o milho que vai dominar, diz a maioria das casas de investimento. Tudo à conta dos baixos inventários nos EUA e da elevada procura para a produção de etanol. O cobre, por seu lado, é o escolhido nas estimativas das maiores valorizações de 2011 nos metais.



Em baixa

Trigo será o elo mais fraco

O gás natural recolhe consenso na lista de "commodities" que os principais analistas estimam que desvalorizem em 2011. Segundo o Bank of America Merrill Lynch, as cotações desta matéria-prima energética deverão cair, sobretudo devido ao aumento da produção. Opinião que é partilhada pelo Goldman Sachs. Nas "commodities" agrícolas, o açúcar causa dúvidas. Os fundamentais são positivos, com baixos stocks e forte procura, mas o aumento das exportações indianas poderá debilitar o cenário, diz o BarCap.

Mas o BofA Merrill Lynch concentra-se nas previsões de que a produção será penalizada por condições atmosféricas desfavoráveis e de que a procura continuará a crescer, estimando assim um bom ano para o açúcar. Segundo este banco e o Goldman, o trigo será o elo mais fraco em 2011, devido à maior produção, aos inventários elevados e aos excedentes de exportação por parte da Europa e América do Sul.

FONTE: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id...

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Anshu em 21 dezembro 2010 às 13:47

Hello Friends..

 

This is ANSHUMAN ANARKAT from INDIA, SAVALIA GROUP CO.

Supplier for RAW COTTON, COTTON SEEDS, Wheat Bran, Wheat Base Products, Pulses, Spices, herbs, Chick Peas, Peanuts(Groundnuts),

 

for further details .. pl get in touch with .. on anshuman@savaliacotton.com anshuman.anarkat@gmail.com

 

www.savaliacotton.com

 

http://in.linkedin.com/pub/anshuman-anarkat/b/422/14b

 

http://www.alibaba.com/member/in112854523.html

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço